segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

IUPE Educação: Neurodidática

Nesse link estão as apresentação em power point das aulas de neurodidática. Breve publicaremos os videos.
Neurodidática :: Instituto Univérsico de Pesquisa e Educação

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

IUPE Educação: Comenius e a Educação dos Jovens?

Amigos,
Resolvi dar uma paradinha na preparação das aulas de neurodidática para refletir um pouco sobre três parágrafos escritos por Comenius.
Aproveito para compartilhar com vocês esses parágrafos, inicialmente falando sobre minha própria ideia, e aguardando seus comentários.
Todos vocês sabem que continuo insistindo na ideia de que, ao desenvolvermos a habilidade gostar de cada um de nossos alunos antes de iniciarmos a sua orientação, estaremos com metade do caminho andado para fazer com que eles se desenvolvam corretamente, apesar da má influência de colegas, da falta de preparação dos pais e da falta de ânimo dos demais professores.
Continuo insistindo que um bom trabalho de “Treinamento Parental” pode esclarecer dúvidas de educação doméstica e contribuir para a harmonia emocional das crianças.
E também continuo insistindo que aumentar a autoestima dos professores pode transformá-los em verdadeiros educadores.
Mas, ao reler Comenius, em sua obra “Didacta Magna”, escrita no século XVII, encontramos três parágrafos, que podemos considerar bem atuais!
Peço a todos vocês que leiam, reflitam e me respondam: O que estou tentando fazer com o Projeto IUPE é viável ou é utopia?
Lá vão os parágrafos:
1º “Agora as más companhias lançam a juventude na perdição”.
“Mas agora habitamos promiscuamente, os bons misturados com os maus, e o número dos maus é infinitamente maior que o dos bons. E a juventude é de tal maneira arrastada pelos seus exemplos, que os preceitos dados como antídoto do mal, acerca do modo de cultivar a virtude, são de pouca ou nenhuma eficácia.”
2º “E os pais não se preocupam ou não sabem opor-se aos males”.
“Mas qual é a razão por que os preceitos acerca da virtude se ministram tão raramente? Dos pais, poucos são aqueles que podem ensinar aos filhos qualquer coisa de bom, quer porque eles próprios nunca aprenderam nada de bom, quer porque, devendo ocupar-se de outras coisas, descuram este seu dever”.
3º “E nem todos os mestres”.
“E, dos mestres, poucos são aqueles que sabem instilar bem no ânimo da juventude coisas boas; e, se por vezes aparece um, logo qualquer sátrapa o chama para prestar os seus serviços em privado, em proveito dos seus; mas o povo não pode dar-se a este luxo”.

E agora? Aguardo seus comentários...

IUPE Educação: Neurodidática - parte 1

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Devaneios de Andersen: É... Parece que Deus ainda é necessário!

Roberto Andersen

O ano acabou e os cientistas continuaram sem conseguir encontrar a tal da "Partícula de Deus"! Seu nome verdadeiro é boson de Higgs, mas não adianta sabermos o nome se ainda nem sabemos se ela existe mesmo!
Se essa partícula realmente existir, a ciência passa a ter o elemento, hoje considerado imprescindível, para desprezar a necessidade da existência de Deus na criação do mundo! Por enquanto, como nada foi ainda achado, não há qualquer possibilidade de existirmos sem uma "ajudazinha Divina"...
Para buscar essa partícula os cientistas estão trabalhando arduamente no LHC (Grande Colisor de Hádrons), que fica numa construção monumental subterrânea, entre a Suíça e a França.
Quase no final de 2011 duas equipes que trabalham separadamente chamaram a imprensa para apresentar ao mundo as suas conclusões sobre o boson de Higgs e foi uma correria mundia, ou seja, juntou gente para assistir à tal grande revelação!
Mas qual não foi nossa decepção quando ambas só conseguiram apresentar cálculos mostrando a probabilidade da massa do bóson de Higgs estar entre 115 e 130 vezes a mais do que a massa do próton!
Infelizmente essa conclusão não ajuda em nada, mas apenas quantifica a massa (ou a energia correspondente) necessária para que a realidade do universo seja como é, ou como pensamos que ela é, sem que localizemos onde se encontra essa energia ou massa ou seja lá o que for!
Por enquanto essa energia ou massa continua na mente Divina...