Para ajudar nessa análise é conveniente lembrar que nosso cérebro trabalha permanentemente em regime de autoprogramação. Mas quando essa programação não é realizada pela própria pessoa, alguém externamente a realiza... à sua conveniência. E um dos detalhes mais prejudiciais ao trabalho cerebral é a programação negativa, em todos os seus aspectos.
Vejamos, então, o que ocorre no período posterior às férias escolares. As crianças chegam à escola dando demonstrações claras de que esqueceram "de quase tudo" o que aprenderam no ano anterior. Poucas crianças chegam com o embasamento que todos os professores desejam encontrar. A insatisfação desanima os professores quando eles percebem a necessidade de revisar todo o conteúdo para conseguir ensinar o que está em seu planejamento.
Por que esqueceram de tudo? Porque programaram "esquecer" e o cérebro simplesmente cumpriu a programação estabelecida. Como foi feita essa programação? Simples demais! Observe apenas o que se comenta em casa mesmo sobre as férias escolares: "Agora esqueça escola e livros. Vamos curtir as férias". Se simplesmente dissessemos a nós mesmos: "Vamos curtir as férias" e eliminássemos a parte de "Agora esqueça a escola e os livros", estaríamos programando nosso cérebro para ter um excelente período de férias, mas sem programar qualquer tipo de esquecimento.
Um bom planejamento de férias inclui leitura de jornais, revistas e livros em algum momento do dia. O período de um dia é suficiente para atividades lúdicas, atividades esportivas, atividades intelectuais, incluindo aí momentos de ócio criativo, como bem define Domenico de Masi. Um momento de pesquisas relacionando um fato jornalístico a um assunto aprendido na escola vai sedimentar conhecimentos extremamente necessários à vida como um todo, incluindo aí a vida pessoal e profissional.
Imagine agora uma casa em que o único objeto de leitura é o livro escolar da criança. Imagine essa família sendo influenciada para ler alguma coisa. E agora perceba que não há o que ler. O único elemento para isso foi devolvido para a escola. E todo esforço feito pelos professores dessas crianças para que elas desenvolvam o interesse pelo conhecimento e pelo saber será perdido! Escoará pelo ralo da incompetência ou irresponsabilidade...
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