Dois pontos básicos encontrados nas reportagens sobre os melhores desempenhos escolares no ENEM apontam para duas coisas que mostramos em todas as nossas palestras:
Primeira: a sala de aula só de meninos ou só de meninas elimina grande parte da distração em sala e provoca uma maior dedicação aos estudos (vide Colégio São Bento no Rio de Janeiro);
Segundo: avaliações semanais fazem com que o alunos seja obrigado a estudar diariamente, trazendo como consequência imediata a sua melhor performance no crescimento intelectual.
O primeiro tipo não consigo implantar por causa das milhares de opiniões contrárias, como se os alunos só tivessem essa oportunidade de conhecer o sexo oposto, ou como se essa fosse a idade de se lançar em conquistas amorosas... deixamos todos em colégios mistos e ainda reclamamos que estão namorando no colégio... Pura hipocrisia!
O segundo só depende de nós, profissionais do ensino, porque avaliar constantemente é a nossa única arma para fazer os alunos estudarem frequentemente, é claro!
Mas qual é a dificuldade em fazer isso? A grande incompetência que está em todos nós no que diz respeito a entender alunos (meninos e meninas) e a entender as formas de avaliá-los! Isso porque uma avaliaçào pura e simplesmente mecânica poderá trazer crescimento para uns e desânimo para outros. O resultado médio do colégio cresce e aparece, mas e os que desanimaram? Esses fazem parte do grupo que "não deveria estar aqui", e são eliminados "naTORAlmente".
Nossos cursos de pedagogia e licenciatura preparam pessoas teóricas em educação, mas não preparam para qualquer prática menos formal de sala de aula.
Precisamos, então, exigir de nós mesmos, professores, uma dedicação muito mais profunda em nossa forma de aprender a ensinar e de aprender a entender todas as diferentes características de nossos alunos, para avaliá-los toda semana da forma que ele se sinta estimulado a aprender mais e com uma auto-estima sempre presente fazendo-o entusiasmado com o professor e com a escola.
Conclusão: as avaliações frequentes são valiosíssimas, mas devem dar oportunidade de crescimento a todos os alunos, inclusive os que apresentam dificuldades de aprendizagem, para que não desistam no meio do caminho, sentindo-se incapazes de acompanhar o ritmo de seus colegas, como tem sido frequente nesses colégios das reportagens..
sábado, 19 de abril de 2008
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