PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES QUE
NASCERAM PARA ISSO E JÁ SE DEDICAM AO ALUNO ESPECIAL DA FORMA COMO RELATO A
SEGUIR:
Sei que o texto é longo, mas não posso
deixar de alertar pais, professores e escolas para que PAREM
DE DESTRUIR O
ALUNO ESPECIAL em vez de AJUDÁ-LO A ALCANÇAR A SUA AUTOSSUFICIÊNCIA UM DIA!
REFLITA:
Reflexão 1:
Se você entregar a esse aluno especial a
mesma tarefa que entregou aos alunos regulares, ele vai se sentir um aluno
normal como os outros ou vai se sentir inferiorizado e excluído?
Então:
Cada tarefa para o aluno especial incluído
deve ter o mesmo tema das tarefas dos demais e a mesma aparência, mas as
questões devem ser exatamente dentro de seu nível, para garantir que, com a
resolução dessa tarefa, ele avance mais um pouco dentro de seu entendimento
sobre o assunto, sempre em seu nível.
Reflexão 2:
Se você mandar como dever de casa para o
aluno especial a mesma tarefa que mandou para os alunos regulares, quando os
pais perceberem que ele não entende nada do que está escrito vão achar que seu
filho está se desenvolvendo ou vão achar que você não está fazendo o seu papel
de ensinar?
Então:
Cada tarefa para casa, além das observações
da de classe, o professor deve ter a certeza de que o aluno conseguirá
resolvê-la sozinho, sem a ajuda dos pais.
Isso é para evitar que os pais acabem
resolvendo a tarefa do filho, o que só vai servir para baixar a autoestima da
criança e prejudicar todo o trabalho de seu desenvolvimento.
Reflexão 3:
Se você entregar para o aluno especial a
mesma avaliação que entregou aos alunos regulares, ele vai ficar satisfeito e
animado por ter tirado zero por não ter entendido nada das questões ou vai
desanimar, baixar a autoestima e nunca mais querer voltar para a escola por se
sentir inferior e excluído?
Então:
Avaliação do aluno especial incluído deve
ter a mesma aparência, o mesmo tema, mas as questões devem ser elaboradas
dentro daquilo que o professor está certo de que conseguiu durante seu processo
de acompanhamento.
Reflexão 4:
Se a média da escola é 6 e o aluno especial
obteve nota 4 numa avaliação, ele vai ficar alegre e feliz ou vai desanimar e
se sentir inferiorizado e sem capacidade para aprender nada?
Então:
Se o aluno não obtiver bom resultado
significa que a prova foi mal elaborada e deve ser reelaborada, analisando-se o
nível que ele realmente alcançou, até que o aluno tenha bom resultado.
Assim a prova, além de estar produzindo
nota quantitativa, está servindo para mostrar ao aluno que ele pode continuar
aprendendo e tendo sucesso, com isso aumentando a sua autoestima, que é
essencial para a continuidade de seu desenvolvimento
Reflexão 5:
Se as avaliações foram feitas iguais às dos
alunos regulares e, naturalmente, os resultados dos alunos especiais foram
todos ZERADOS, e você colocar no HISTÓRICO ESCOLAR notas todas ZERO e na
observação: ALUNO PROMOVIDO À SERIE SEGUINTE POR SER ESPECIAL o aluno e seus
pais vão ficar alegres e felizes com o HISTÓRICO ZERADO e com essa observação.
ou vão achar que ele está apenas sendo ACOLHIDO por que a escola é boazinha?
Então:
No histórico serão lançadas as notas
obtidas de acordo com o item 4, e nas observações:
Aluno especial incluído: O nível de
aprendizado adquirido em cada uma das matérias e as formas como foi realizado o
seu desenvolvimento estão registrados no relatório em anexo a esse documento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário