Amigos,
Vamos falar de EDUCAÇÃO INCLUSIVA
VERDADEIRA, suas maiores dificuldades e as melhores soluções.
LEMBREMOS SEMPRE DOS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO
INCLUSIVA:
1-Garantir que todos os dias o aluno
especial aprenda mais alguma coisa a partir daquilo que ele já sabe, explorando
suas habilidades, visando sua autossuficiência futura.
2-Preparar o aluno especial, assim como
seus colegas normais, para que consigam ter uma convivência saudável e
respeitosa, independentemente de suas características físicas ou psíquicas.
HOJE VEREMOS A DINÂMICA GRUPAL EM SALA:
Toda aula deve ser dada como se fosse uma
aula para turmas multisseriadas em forma integrada, nunca em forma dividida, ou
seja, nada de cada série virada para uma parede com um quadro, com professor se
revezando, ora num quadro, ora em outro...
Multisseriada real, onde o tema é o mesmo
para todos, mas a abordagem do tema é que estará dentro do nível de cada um dos
alunos.
Os desenhos são os mesmos, assim como as
ilustrações, e a importância do tema também deve ser apresentada de forma que
seja bem entendido por todos os níveis.
Obviamente já se percebe que o professor
não poderá dar essa aula inteira de forma expositiva, já que assim ele só
alcançara uma parte da turma.
Por isso, vamos ver por partes:
Parte 1 da aula:
O professor faz o marketing do assunto da
aula, para toda a turma, inclusive os especiais, em uma linguagem que todos
entendam e de forma que todos se entusiasmem pelo assunto.
Parte 2 da aula:
O professor separa os alunos em grupos
operativos, entregando para cada grupo o questionário do estudo dirigido a ser
executado a partir daquele momento.
Os grupos iniciam a resolução dos seus
questionários.
Parte 3 da aula:
O professor visita cada grupo para
estimular o trabalho, observar o desempenho de cada aluno em seu grupo e
identificar as dificuldades e dúvidas.
Parte 4 da aula:
A cada dificuldade encontrada por um grupo
o professor interrompe o trabalho de todos, vai para o quadro, e explica a
dúvida de um grupo para toda a turma.
Se a dificuldade encontrada for no grupo de
alunos especiais o professor tanto pode tirar a dúvida no próprio grupo, como
pode, a depender da dúvida, também socializá-la para a turma toda.
Observação importante:
O estudo dirigido deve ser preparado de tal
forma que ocupe todo o tempo da aula, para que os alunos se sintam produtivos
durante todo esse período.
Detalhes:
-Os estudos dirigidos
para os alunos especiais deverão ter o mesmo formato e os mesmos desenhos, de
forma que pareçam com os dos demais alunos, mas com as questões dentro de seus
respectivos níveis de entendimento.
-No grupo dos alunos
especiais serão sempre inseridos alunos “normais”, em revezamento, escolhidos
entre os melhores daquela matéria, mas que receberão o mesmo questionário dos
incluídos, para que todos, no grupo, se sintam realizando a mesma tarefa.
-Esses alunos são os alunos agentes de
inclusão do dia, e serão preparados para isso pelo professor ou pelo
psicopedagogo da escola.
-Esses alunos “normais” deverão ser
escolhidos entre aqueles que já têm o hábito de estudar em casa e de pesquisar
e que, portanto, estarem dedicados a acompanhar seus colegas especiais em uma
aula, não fará nenhuma diferença para eles.
-Para facilitar a inclusão social dos
especiais em relação a todos os seus colegas de sala, uma questão final do
estudo dirigido poderá ser uma questão lúdica igual para todos, sejam alunos
especiais ou normais, para que haja a possibilidade de que, todos, sem exceção,
possam realiza-la divertidamente, em total congraçamento.
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