quinta-feira, 8 de março de 2018

Minuto de Educação Aprendizagem Enganosa e Aprendizagem Real



Por que o nível de aprendizagem no Brasil é o pior do mundo?
Vamos analisar?
Prova marcada para terça-feira!
Em casa, na segunda: Pais e alunos se dedicam a memorizar os assuntos, pais desesperados “tomando a lição” dos filhos diversas vezes, até que se sentem satisfeitos porque os filhos estão “afiadíssimos” para a prova do dia seguinte.
Mas, se a prova for transferida para dois dias depois, o prazo de validade se esgota e o aluno terá que estudar tudo outra vez!
Ou seja: esse aluno nunca aprendeu nada, apenas “decorou” para ter nota, nunca para aprender.
Algumas escolas chegam ao absurdo de entregarem questionários para que os alunos decorem, sabendo que algumas daquelas perguntas estarão na prova do dia seguinte!
Mas, qual o método correto de estudo e por que a maioria dos alunos não consegue segui-lo?
Método correto:
Basta estudar, no mesmo dia, os assuntos dados, escrevendo, resumindo ou resenhando. É de suma importância que todo estudo seja acompanhado de atividade escrita, mas não digitada!
O estudo da neuroaprendizagem mostra que, fazendo assim, tudo o que foi estudado vai ser consolidado na memória definitiva, durante o sono.
Mas se é tão fácil assim, porque os alunos não fazem?
Tudo começa com a nossa cultura da tirar nota para passar de ano, em vez de estudar para aprender!
Com isso, os alunos só fazem memorizar os assuntos, sem qualquer método e, portanto, essa memória tem prazo de validade muito curto.
Boas notas e nenhuma aprendizagem! Esse é o retrato de nossa aprendizagem e é exatamente por isso que somos o pior país do mundo em nível de aprendizagem!!
O desafio é fazer com que os alunos mudem seus focos de “nota” para “aprendizagem”, ou seja, em vez de buscarem nota para aquela prova, buscarem conhecimento para sempre e, principalmente, para os vestibulares, ENEMs e concursos que terão pela frente!
Para isso temos que eliminar o medo da nota, o medo da prova e o medo da reprovação, iniciando com a eliminação completa de provas e avaliações com data marcada e mais:
- Usar as avaliações para analisar, junto com os alunos, as causas dos erros e discutir as melhores formas para recuperar o conhecimento perdido.
Isso significa tirar o medo do aluno de errar, já que os erros passam a ser o nosso elemento de trabalho principal, mostrando o ponto que ainda não foi alcançado e, naturalmente, a necessidade de rever os métodos de ensino e de estudo.
Provas a avaliações passam a ser entendidas como o momento em que o aluno vai mostrar, para ele mesmo, aquilo que aprendeu e mostrar para seus professores onde estão as falhas, ou no seu estudo, ou na forma de ele entender o que foi explicado.
E para quem, mesmo assim, ainda quer saber como registrar notas, médias, e como aprovar ou reprovar os alunos, aguarde o nosso minuto de educação com o tema AVALIAÇÃO.
E aguardo todos vocês em nossa “live” de quarta-feira, às oito da noite, no facebook.com/andersen.roberto, onde esse tema também será debatido “ao vivo”.
Forte abraço!

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