Por que o
nível de aprendizagem no Brasil é o pior do mundo?
Vamos
analisar?
Prova
marcada para terça-feira!
Em casa, na
segunda: Pais e alunos se dedicam a memorizar os assuntos, pais desesperados
“tomando a lição” dos filhos diversas vezes, até que se sentem satisfeitos
porque os filhos estão “afiadíssimos” para a prova do dia seguinte.
Mas, se a
prova for transferida para dois dias depois, o prazo de validade se esgota e o
aluno terá que estudar tudo outra vez!
Ou seja:
esse aluno nunca aprendeu nada, apenas “decorou” para ter nota, nunca para
aprender.
Algumas
escolas chegam ao absurdo de entregarem questionários para que os alunos
decorem, sabendo que algumas daquelas perguntas estarão na prova do dia
seguinte!
Mas, qual o
método correto de estudo e por que a maioria dos alunos não consegue segui-lo?
Método
correto:
Basta estudar,
no mesmo dia, os assuntos dados, escrevendo, resumindo ou resenhando. É de suma
importância que todo estudo seja acompanhado de atividade escrita, mas não
digitada!
O estudo da
neuroaprendizagem mostra que, fazendo assim, tudo o que foi estudado vai ser
consolidado na memória definitiva, durante o sono.
Mas se é tão
fácil assim, porque os alunos não fazem?
Tudo começa
com a nossa cultura da tirar nota para passar de ano, em vez de estudar para
aprender!
Com isso, os
alunos só fazem memorizar os assuntos, sem qualquer método e, portanto, essa
memória tem prazo de validade muito curto.
Boas notas e
nenhuma aprendizagem! Esse é o retrato de nossa aprendizagem e é exatamente por
isso que somos o pior país do mundo em nível de aprendizagem!!
O desafio é
fazer com que os alunos mudem seus focos de “nota” para “aprendizagem”, ou
seja, em vez de buscarem nota para aquela prova, buscarem conhecimento para sempre
e, principalmente, para os vestibulares, ENEMs e concursos que terão pela
frente!
Para isso
temos que eliminar o medo da nota, o medo da prova e o medo da reprovação,
iniciando com a eliminação completa de provas e avaliações com data marcada e
mais:
- Usar as avaliações
para analisar, junto com os alunos, as causas dos erros e discutir as melhores
formas para recuperar o conhecimento perdido.
Isso
significa tirar o medo do aluno de errar, já que os erros passam a ser o nosso
elemento de trabalho principal, mostrando o ponto que ainda não foi alcançado
e, naturalmente, a necessidade de rever os métodos de ensino e de estudo.
Provas a
avaliações passam a ser entendidas como o momento em que o aluno vai mostrar,
para ele mesmo, aquilo que aprendeu e mostrar para seus professores onde estão
as falhas, ou no seu estudo, ou na forma de ele entender o que foi explicado.
E para quem,
mesmo assim, ainda quer saber como registrar notas, médias, e como aprovar ou
reprovar os alunos, aguarde o nosso minuto de educação com o tema AVALIAÇÃO.
E aguardo
todos vocês em nossa “live” de quarta-feira, às oito da noite, no
facebook.com/andersen.roberto, onde esse tema também será debatido “ao vivo”.
Forte abraço!
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