É com esse estudante de agora, com a potencialidade intelecto-emocional que lhe foi dada de presente ao nascer, que está a chave para construir tudo isso, por meio de seu entusiasmo, de sua dedicação e da transformação de sua potencialidade em capacidade adquirida.
A chave está com ele! Não está mais com os adultos! A nossa chave já não resolve os desafios que a vida está nos apresentando. Os desafios crescem e tornam-se mais complexos a cada dia! As descobertas científicas espantam os próprios cientistas que não foram preparados para tomar conhecimento de tanta coisa diferente.
O mundo multidimensional, por exemplo, que nunca foi corretamente entendido por nenhum dos grandes pesquisadores, já faz parte do universo infanto-juvenil inserido em seus jogos de computador e video-game. Eles já trafegam em universos paralelos, sem sequer se dar conta de que estão imitando uma realidade mal compreendida pela própria ciência de hoje!
Nesse ponto eu dou uma pausa para parabenizar todos os estudantes de hoje e, mais ainda, todos aqueles que me permitem (ou permitiram), que eu tenha (ou tenha tido) o imenso prazer de ser (ou de ter sido) o seu professor!
Está na mão de vocês a construção do seu próprio futuro e também o da própria humanidade. É com a dedicação ao seu próprio crescimento intelecto-emocional e a correta utilização desse conhecimento e dessa capacidade adquirida que vocês vão determinar o seu futuro, o futuro de sua família, de sua comunidade e, inclusive, contribuir para o futuro da humanidade.
Mas a nossa chave, a dos adultos, embora já arcaica, é a única que vai resolver o maior de todos os desafios da humanidade! Só a nossa chave, dos adultos de hoje, resolverá o grande desafio de entusiasmar os donos da chave do futuro, os estudantes de agora, para que adquiram, pela sua própria capacidade inata, todo o conhecimento e toda a determinação necessários ao exercício dessa necessária mudança social.
É a nossa chave que deve ser muito bem utilizada, por meio de exemplo de vida, por meio de compreensão e carinho, por meio de determinação e imposição de limites, por meio de confiança e controle, para que os estudantes que estão sob a nossa responsabilidade (pais e professores), para que eles encontrem a melhor forma de utilizar as suas chaves.
Lembrem, a todo tempo, que se não utilizarmos corretamente nossas chaves, outros estarão direcionando a vida de nossos filhos para a destruição de toda a sua potencialidade nata, por meio da incitação ao lazer fora de hora, do desânimo para com o conhecimento, levando-os ao desperdício de sua potencialidade e à construção de uma total incapacidade, não conseguindo sequer saber para que serve essa tal de chave...
Está em nossas mãos o futuro de nossos estudantes e está nas mãos deles o nossa própria felicidade atual e, principalmente, futura!
Pensem nisso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário