quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Curso de Acompanhamento Pedagógico e Treinamento Parental

Todas as informações sobre o curso estão em:

http://iupe.webnode.com/novidades/

Participe do curso de "Acompanhamento Pedagógico e Treinamento Parental", que será ministrado pelo Professor Roberto Andersen, em nove (9) encontros mensais, a partir de 20 de março de 2010, sempre das três às seis horas da tarde, na sede do IUPE em Salvador. Todos os que tiverem mais de 75% de presença receberão Certificado de Participação. Todos os temas a serem debatidos são baseados no livro "Afetividade na Educação – Psicopedagogia", de autoria do palestrante.

Inscrições por E-mail (iupe@iupe.org.br) ou pelo telefone (71) 3389-8232.

Os encontros serão sempre aos sábados, das 15 às 18 horas, nas datas abaixo especificadas:

a) Março – sábado, dia 20, das 15 às 18 horas.

b) Abril – sábado, dia 17, das 15 às 18 horas.

c) Maio – sábado, dia 15, das 15 às 18 horas.

d) Junho – sábado, dia 19, das 15 às 18 horas.

e) Julho – sábado, dia 17, das 15 às 18 horas.

f) Agosto – sábado, dia 14, das 15 às 18 horas.

g) Setembro – sábado, dia 18, das 15 às 18 horas.

h) Outubro – sábado, dia 16, das 15 às 18 horas.

i) Novembro – sábado, dia 13, das 15 às 18 horas.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Ciclo de debates IUPE 2010

Está iniciado o Ciclo de Debates IUPE 2010.

Como participar:

1. Sugestão de temas: Mande uma mensagem por e-mail para mim (robertoandersen@gmail.com) sugerindo temas.

2. Envio de opiniões sobre o tema: Envie sua opinião, sua crítica ou seu comentário sobre o tema entrando em nosso site (www.iupe.org.br) e clicando em FORUM.

3. Crítica, sugestão ou comentários sobre as opiniões dos debatedores: Mande também pelos mesmos canais as suas críticas, sugestões ou comentários sobre as opiniões dos debatedores.

Temas já agendados:

1º tema IUPE 2010: DEUS EXISTE?

Apresentação do tema:

Cada pessoa em nosso planeta nasce e é criado em uma cultura diferente. Mesmo em culturas semelhantes o processo de criação (educação) provoca, no educando, o surgimento de idéias próprias, sempre com base no que aprendeu e no que observa do mundo à sua volta.

Aos poucos, na medida em que esse indivíduo cresce, as pessoas vão reunindo informações que reforçam os conceitos que aprenderam ou então que trazem dúvidas para esses mesmos conceitos.

Muitas vezes esse indivíduo cria uma convicção própria sobre um determinado assunto, mas essa sua conclusão não coincide com o conceito aceito pela maioria dos integrantes de sua comunidade.

Isso, muito frequentemente, faz com que o indivíduo "anule" sua convicção, para evitar ser visto como o único diferente do grupo social a que pertence, embora, em alguns casos, estimule-o a lutar pelas suas idéias, mesmo sabendo que não são aceitas pelos demais.

Nosso tema inicial (DEUS EXISTE?), longe de ser uma tentativa de chegar a uma resposta científica, filosófica ou religiosa, é um exercício de auto análise que pretendemos estimular em cada um de nossos debatedores.

É um exercício mesmo! Tipo ginástica cerebral! Todas as opiniões são livres. Vale raciocínio por absurdo! Vale elocubração fantasiosa! Vale tudo exceto evangelização, já que não podemos, de forma alguma, interferir na fé que cada um de nós pratica, independente do debate que agora provocamos.

Entre nossos debatedores estão religiosos de todas as crenças e suas diferentes denominações, filósofos, pensadores, estudiosos do assunto, curiosos, pesquisadores e nós, participantes do Grupo IUPE de discussão, que reunimos todas essas vertentes do pensamento universal, já que na imensa maioria, somos professores ou, no mínimo, educadores, praticando o mais importante exercício intelectual do mundo, que é EDUCAR O PRÓXIMO!