sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

IUPE Educação: Adolescentes inquietos

O que mais ouço de parte dos professores é sobre a inquietação adolescente ou até a agressividade aumentando a cada dia!

É real a observação, mas é importante analisar as causas, todas elas, uma por uma, com o maior rigor possível, para evitar que sejamos levados a consertar a consequência de um problema, em vez de consertar a sua principal causa.

Erros como esses são comuns, como foi o da proibição de crianças serem utilizadas como entregadores de jornais. Proibiu-se o trabalho infantil, o que parece ser uma atitude correta, mas não se proibiu que essas crianças sentissem fome, principalmente aquelas que fazem parte de famílias miseráveis ou até aquelas que nem família possuem.

Criou-se o bolsa família para a crianças poderem estar na escola, mas quando fui verificar de que forma elas estariam conseguindo aprender de verdade, confirmei que a maioria trabalha no turno oposto, ou seja, a escola serve apenas como local para almoçar, mas nunca para aprender.

Por que falo isso? Porque para aprender não adianta apenas estar assistindo a uma aula. Existe necessidade da criança reforçar o que aprendeu, realizando uma tarefa no turno oposto. Só assim ela constrói sua memória cognitiva real. Com essas crianças nada disso ocorre.

Ela precisa ser estimulada a estudar, mas para isso tem que estar feliz e satisfeita com a escola e ser orientada de forma rígida porém afetiva, mas...

...Voltemos a falar, como começamos, da inquietação e agressividade. Já estávamos entrando em outro assunto que, embora seja importante, deve ser tratado mais tarde.

Inquietação e agressividade!

Não tenho dúvidas! Quando uma criança ou um adolescente age de forma inquieta ou agressiva existe uma razão forte que independe dessa criança ou desse adolescente.

Os motivos, então, devem ser encontrados, para que nossas atitudes tenham resultado prático e eficaz.

Um dos elementos alimentadores dessa inquietação, estresse e agressividade é a exposição, por tempo muito  prolongado, a um aparelho de TV, a um computador ou a um jogo de videogame. Até uma hore esses equipamentos são até bons para estimular o raciocínio, tanto em memória como em velocidade de processamento. Mas a partir de uma hora os neurônios começam a ficar estressados e a inquietação aparece, junto com o estresse e a agressividade.

Mas como resolver esse problema se os pais consideram "um verdadeiro achado" a TV, o computador e o videogame, já que evita que seu filho esteja "na rua"...

Nem precisamos responder mais essa pergunta. Todos já sabem dos malefícios da exposição exagerada a esses equipamentos.

Precisamos, sim, apresentar opções. E há muitas opções de diversão. Opções bem escolhidas e bem planejadas satisfazem as crianças e os adolescentes de tal forma que, de repente, descobre-se que eles são ótimos, e que só precisavam de atividades lúdicas e prazerosas para manter um comportamento estável e se relacionar corretamente com colegas, professores, pais, familiares etc...

Estamos preparando o planejamento 2013 para o IUPE e para todas as escolas orientadas por nós, onde essas opções estão todas inseridas. Mas precisamos que todos vocês analisem, pensem, relembrem, para sugerir novas opções, novos jogos, passatempos e diversões, para enriquecer a lista de sugestões para 2013.

Aqui vai um exemplo, como sugestão:

Para o IUPE hoje é um dia especial. Por que? 

Hoje é dia de pura diversão para os alunos do IUPE na chácara! Tudo começou no colégio, às oito da manhã, cada um trazendo uma bandeja de comida e um refrigerante, para que o momento da fome fosse também de fartura.

A vice-diretora Linda coordenando o transporte, ajudada pela auxiliar de coordenação Sueli.

Assim que chegou o transporte foram, todos, pela Avenida Paralela rumo ao bairro do Cassange, próximo ao aeroporto.

Chegaram todos, sendo recebidos pela diretora Irani e por Caio, recém passado para o 2º ano do Ensino Médio.

Em pouco tempo os meninos já estavam na piscina e as meninas, como sempre, ainda se preparando para "aparecer".

Quando elas surgiram na piscina eles já estavam na quadra jogando futebol.

Mais tarde todos regressaram à piscina, já que a temperatura hoje recomenda muita água mesmo!

A forma deles se divertirem mostra exatamente o que dissemos antes. Basta ter opção de diversão que as mentes aquietam e a diversão passa a ser totalmente sadia.

Essa é uma ideia. E não é dispendiosa. Cada um traz uma bandeja de comida e algo para beber. Sobre de despesa o aluguel do espaço, embora hoje seja gratuito, já que é a minha própria casa. O transporte pode ser dividido por todos, o que facilita bastante até para alunos carentes. O de hoje foi meu presente de Natal para meus alunos.

E assim muda-se a mentalidade de um grupo, transforma-se uma comunidade, algo de útil se faz pela sociedade...

Assista ao VIDEO DO PASSEIO

Abaixo estão duas fotos do passeio: