sábado, 23 de agosto de 2008

Divagação

Amigos,

Alguns dos nossos debatedores me questionaram a razão de eu começar as mensagens com o termo "amigos"...
Pode até parecer um tratamento levado a intimidade "forçada", mas aqueles que realmente me conhecem já sabem que esse é o meu principal objetivo de vida: transformar a humanidade numa aldeia global de amigos! Amigos de verdade; amigos que não se incomodam com adversidades, agressividades, maus tratos.
Quando alguém assim nos trata está na hora de entendermos que esse tratamento é fruto de algum desequilíbrio emocional e que essa pessoa está pedindo sua ajuda!
Assim fazendo estaremos eliminando grande parte das animosidades, irritabilidades, agressividades que só atrapalham o bem estar de um grupo social, de uma comunidade e de uma família.
Mas vamos ao que interessa!
A vida, gente, é uma só, exceto para os espiritualistas, é claro, que têm a vantagem de reencarnar várias vezes.
Mas para nós outros, simples mortais não espiritualistas, essa nossa etapa é única!
Isso significa que, se não a aproveitarmos bem, estaremos "passando por ela" ou simplesmente "vegetando".
Ainda analisando a vida, vemos que estão mais satisfeitos, alegres e felizes aqueles que sentem estar contribuindo de alguma forma para seu grupo social. Os que conseguem sentir sua produtividade têm condições de construir uma estrutura emocional mais estável. Os que surpreendem-se com sua inutilidade entram em estado de desequilíbrio e, muitas vezes, acabam sendo levados ou à depressão ou à "fuga" constante do momento reflexivo.
Precisamos da inteligência e da estrutura emocional firme e positiva de todos os nossos amigos. Precisamos de nossos amigos, mas precisamos que estejam bem consigo e conosco. Bem com o mundo à sua volta. Bem com a vida.
É a hora de pensarmos no respeito e na tolerância, mas, principalmente, na forma como poderemos influenciá-los para que estejam no mesmo barco que nós... desde que o nosso esteja no rumo certo, é claro!
O rumo é simples. É o rumo do amor e do conhecimento. Amor incondicional. Conhecimento ilimitado.
Amor e conhecimento são as bases de sustentação do ser humano e as bases da formação da sabedoria do pensador.
Como construir um ambiente de verdadeiros pensadores dentro de uma realidade tão fugídia? (Fugídia: em constante fuga de sua responsabilidade para com o mundo à sua volta.)
Não acho difícil. Sei que é uma arte. Sei que é uma possibilidade verdadeira e que se transforma em prazer na medida em que os resultados aparecem.
São dois momentos básicos. O da sala e o da preparação.
Na sala basta olhar fixamente e por alguns poucos segundos, os olhos de cada aluno em sua sala de aula... mas olhar com o coração, enviando a energia do amor verdadeiro que cefrtamente existe dentro de você. Nesse instante você estará integrando-se ao círculo do amor coletivo emanando da consciência grupal.
A preparação se dá em todos os demais momentos de sua vida ponde cada informação deve ser entendida como um novo desafio para pesquisa e para questionamento. É o momento da ampliação do conhecimento.
Um e outro se completam...
Esse momento de reflexão eu estou escrevendo momentos antes de enfrentar uma vídeo-conferência com a maioria dos professores e coordenadores que seguem meu projeto educacional.
Precisava falar com vocês, antes de falar com eles...
Boa sorte para mim... rsrsrs
Um grande abraço a todos...

Seu amigo,
Roberto Andersen


PS1: Quem quiser aventurar um doutorado na Itália, aí vai o endereço:

http://formyeducation.blogspot.com/

PS2: Quem puder assista a minha palestra nessa terça feira, 26 de agosto, na UNIFACS Iguatemi. Estou convidando mas nem sei se pode... Quem quiser se aventurar entre em contato com o Diretório de Letras da UNIFACS e diga que eu pedi para vocês assistirem essa palestra minha na abertura do congresso deles. Será às 19 horas. É sempre um prazer enorme quando encontro em minhas palestras algum componente do nosso grupo de discussão.... mesmo que o grupo esteja meio parado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário