Prezadas historiadoras,
Primeiramente envio meus cumprimentos à Historiadora Tânia pelo excelente artigo publicado hoje no Jornal A Tarde. Aproveito também para cumprimentar a Professora Jaselma pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo em nosso Instituto, muito de acordo com o que diz o texto da Historiadora Tânia.
Realmente não há como alcançar nossos objetivos de estímulo à pesquisa, ao estudo e à criatividade, sem que a história sirva como base de todo o processo de convencer o aluno de que ele está dentro de todo o contexto histórico universal e que, mais do que isso, ele pode interferir nesses processos, a partir de sua boa e responsável preparação política e profissional.
Quando a historiadora Tânia diz ser urgente que "(...) a prática do ensino de história subverta o convencional, rompa com a rígida cronologia - mas sem ignorar a noção de tempo -, explore a riqueza da história oral, utilize outras linguagens, como literatura, filosofia, biografias, poesia e música (...)", percebo que nosso trabalho está no caminho certo, principalmente pelos excelentes profissionais que temos tido a oportunidade de ter como parceiros no trabalho educacional do IUPE.
Lembro sempre do nosso antigo Professor Flávio, vivendo com toda a sua emoção os momentos históricos durante suas aulas, quase sempre usando fantasias e representando como em um teatro, transformando suas aulas em verdadeiros shows teatrais. Era a história sendo mostrada por meio da arte, da prosa poética, provocando, nos alunos, o entusiasmo pelo aprender! Todos sentem saudades daquele tempo... Mas ele, que foi ator teatral e licenciado em História, resolveu entrar pelos caminhos do Direito... Agora se prepara para uma nova fase de sua vida profissional...
Outro ponto importantíssimo lembrado pela historiadora Tânia foi que o "(..) trabalho com biografias permite estabelecer vínculos entre a história individual e a história social (...)", principalmente porque "(...) trazem os fatos da história para o reino humano: com seus medos, paixões, erros e acertos, vitórias e derrotas." - Isso é fantástico! E mostra que mudanças históricas importantes podem ter sido provocadas por momentos emocionais fortes de pessoas influentes, ao invés de uma evolução natural de costumes e culturas dos diferentes povos de nosso planeta.
Parabéns, historiadora Tânia! Fazer com que os alunos releiam o passado segundo as necessidades do presente é, realmente, uma das melhores chaves para o incentivo à criatividade, ao mesmo tempo em que permite a elevação da autoestima de todas as crianças e adolescente que estão sendo abandonadas pelas famílias e tratadas como marionetes de computadores e programas de televisão...
Nenhum comentário:
Postar um comentário