domingo, 22 de abril de 2012

IUPE Educação: Valores Humanos na Educação



EDUCAÇÃO COM VALORES HUMANOS
Valor do mês: AMOR

Trabalhar valores humanos no processo educacional é a forma mais acertada de construir os alicerces de uma verdadeira paz interior em cada uma das crianças e em cada um dos adolescentes.
A proposta que apresentamos é a mesma sugerida por Diane Tillman, em seu programa "Vivendo Valores na Educação", ou seja: A escolha de um valor humano para cada mês, com aulas, trabalhos, vivências e exercícios todos voltados para a sedimentação dos melhores conceitos referentes aquele valor escolhido.
Para que o resultado seja o mais perfeito possível as famílias precisam ser alcançadas. Para isso nossa sugestão é que sejam propostas tarefas de casa onde os alunos realizarão entrevistas com seus familiares sobre o valor estudado.
Para o ano 2012 escolhemos a seguinte sequência:
Fevereiro - Paz
Março - Respeito
Abril - Amor
Maio - Felicidade
Junho - Responsabilidade
Julho - Cooperação
Agosto - Humildade
Setembro - Honestidade
Outubro - Liberdade
Novembro - União

É importante, entretanto, lembrar sempre que os trabalhos devem enfocar APENAS O VALOR POSITIVO, nunca o antivalor. Esse cuidado deve ser rigoroso, já que todas as experiências realizadas de forma diferente trouxeram resultados ruins. Houve casos em que alguns facilitadores insistiram em mostrar exemplos de antivalores realizando debates para mostrar os erros cometidos. Nesse momento pode-se verificar o que o estudo neurolinguístico mostra, que é: Os cérebros das pessoas não processam o NÃO. Portanto, quando falamos que NÃO DEVEMOS FURTAR, o cérebro registra apenas as duas palavras finais... E essa frase fica no inconsciente dos educandos...
Mais tarde, quando esses educandos estiverem em Brasília...
Mas vamos agora ao valor do mês: AMOR
Mas o que é o AMOR? AMOR é uma energia construída dentro de nós, ou em nossa mente ou em nosso coração (ou em ambos), a partir do treinamento diário do sentimento do "GOSTAR DO OUTRO", seja quem for o outro e sejam quais forem as suas características.
A construção do AMOR tem início na construção de alicerces imprescindíveis como, por exemplo, a construção da AUTOESTIMA, a construção do ENTUSIASMO PELO CONHECIMENTO, a construção da FORÇA DE VONTADE PARA PRODUZIR, a construção do PRAZER DE FAZER O BEM ÀS PESSOAS, a construção da CAPACIDADE DE GOSTAR DO COLEGA MENOS AMIGÁVEL, a construção da CAPACIDADE DE ENTENDER PROVOCAÇÕES, COMO PEDIDOS DE SOCORRO EMOCIONAL, e assim por diante...
O entendimento incorreto do significado de AMOR pelos alunos, ligando-o exclusivamente ao relacionamento sexual, é o resultado do trabalho negativo realizado todos os dias pela mídia em geral, principalmente por novelas e seriados, como "Rebeldes", "Malhação" e mais pornograficamente ainda o "Big Brother"... Todos esses contribuindo decisivamente para a destruição de todos os valores que ensinamos.
Mas lembrem-se que nosso trabalho deve enfocar apenas os pontos positivos relacionados ao AMOR VERDADEIRO e evitar falar de desamor, de falta de amor, etc...
Para facilitar podemos utilizar uma maravilhosa obra escrita por Diane Tillman, composta de diversos volumes, um para cada tipo de situação. Nessas obras há atividades, aulas e vivências sobre o amor, desenvolvida para cada faixa etária.
Os livros podem ser adquiridos pela SUBMARINO, no LINK abaixo:

http://www.submarino.com.br/portal/Artista/24/+diane+tillman

Outro livro que dá dicas sobre o assunto é o meu “Afetividade na Educação”, que também pode ser adquirido na Submarino, mas que, diretamente em nosso instituto (IUPE), sai mais barato.
Mas com os livros ou sem eles, o importante é usar de criatividade para estimular os alunos a pensar positivamente em relação aos valores, nesse caso ao AMOR, e sentirem que vale mais a pena gostar do mundo, da vida e das pessoas do que desprezar essas maravilhosas oportunidades que estão à nossa disposição.
Vamos todos trabalhar incessantemente, em nossas escolas, no sentido de construir uma cultura de caráter digna e edificante em todos os nossos alunos. Entre nossas metas deverá estar a de mostrar que nenhuma característica pessoal (anomalias físicas, dificuldades, distúrbios, síndromes, transtornos) pode limitar o desenvolvimento de cada um. Todos têm direito à felicidade, à participação social, à convivência social e, naturalmente, ao amor!
Há pessoas permanentemente "derrotistas", assim como há aquelas que se acham "eternamente perseguidas e discriminadas". Se elas se acham assim, continuem achando, mas não impeçam nossos alunos de alcançar todo o sucesso que eles merecem, independentes de suas características, sejam elas quais forem.
Barreiras e impedimentos que porventura essas pessoas tentarem colocar no caminho do sucesso de nossos alunos deverão ser destruídos diretamente por nós, com a ajuda do trator chamado trabalho e perseverança.

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