quinta-feira, 2 de junho de 2016

Existe relação entre o tumor cerebral e o uso do celular?

Amigos,

Tenho alertado a todos, sempre que posso, sobre o perigo da radiação emitida pelo celular, já que há evidências claras de que existe uma relação com o aparecimento do câncer tipo glioma, no cérebro.

Sempre que alerto aos pais para tentarem criar em seus filhos a cultura de usar o celular afastado o máximo possível do corpo, aparece algum desavisado, normalmente daqueles que acreditam em tudo o que as máfias industriais gananciosas publicam na mídia, dizendo que isso é bobagem e que o celular não causa nenhum mal a ninguém.

Pois bem! Ricardo Teixeira, neurocientista, acaba de mostrar em seu blog dessa semana, exatamente o que eu sempre digo. Como não é artigo meu, eu aproveito para mostrar que não sou só eu quem diz isso! 

E ele faz referência ao estudo (http://biorxiv.org/content/early/2016/05/26/055699) publicado agora, mostrando essa relação evidente.

Ricardo Teixeira teve o trabalho de pesquisar quais são os estudos que dizem exatamente o inverso, ou seja, que o celular nada provoca de mal. O estudo principal foi publicado em 2010, (estudo multicêntrico INTERPHONE). Embora o resultado que o estudo evidencie em suas conclusões tenha sido o de que não havia associação entre o uso do celular e as chances de apresentar tumores cerebrais, o próprio trabalho aponta para a tendência de surgimento de tumores tipo glioma em 10% dos indivíduos que mais usavam celular.

Pois é: é exatamente esse tipo de câncer que estamos falando!

Ainda no seu BLOG Ricardo Teixeira mostra um trabalho de 2008, um balanço geral de todos os estudos sobre isso, evidenciando que o uso do celular aumenta o risco, sim, de tumores cerebrais (Hardell et al., Int J Oncol 2008).

Eu lembro, mais uma vez, desde a primeira vez que comentei sobre isso, que o trabalho de 2010 pode ter sido financiado para tentar contestar essa metanálise feita em 2008, para evitar prejuízos na indústria do celular.

Ricardo Teixeira ainda lembra que em 2008, depois dessa metanálise, "(...) uma série de neurocirurgiões de grande renome mundial passou a se manifestar afirmando que a tarefa de provar definitivamente que o celular causa tumor cerebral é só uma questão de tempo, já que uma lesão dessa natureza precisa de pelo menos dez anos para se desenvolver(...)"

Portanto:

1. Use a função telefone de seu celular apenas para recados rápidos e, se possível, afastado de seu corpo e em viva voz;

2. Deixe-o sempre em local afastado do corpo, e se precisar usá-lo na função despertador, que ele esteja em uma mesinha afastada de seu corpo, e nunca embaixo do travesseiro;

3. Para usá-lo na função música, melhor será usar um fone de ouvido.

Referência: 

Blog de Ricardo Teixeira (www.consciencianodiaadia.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário