terça-feira, 4 de junho de 2019

Atendimento Educacional Especializado


Como identificar se o aluno tem algum tipo de dificuldade de aprendizagem e se ele vai precisar, ou não, de atendimento especializado (AEE)?

Quem pode fazer essa identificação e encaminhar o aluno, ou não, para o AEE?

De quem é, afinal, a responsabilidade pela identificação e encaminhamento de um aluno para o AEE. 

É do profissional de medicina ou do profissional de educação?

Vamos ver a responsabilidade e a competência de cada um?

Medicina:

É da competência dos profissionais de medicina o tratamento clínico e cirúrgico das enfermidades, doenças, transtornos, síndromes, deficiências e tudo o mais ligado ao funcionamento incorreto do organismo e da psique humana.

Para isso eles devem se atualizar, constantemente, para entender como tratar pessoas com qualquer dessas características.

Educação:

É da competência dos profissionais de educação garantir a aprendizagem e estimular a autonomia de seus alunos com ou sem enfermidades, doenças, transtornos, síndromes, deficiências e tudo o mais ligado ao funcionamento incorreto do cérebro.

Para isso os profissionais de educação devem se atualizar, constantemente, para entender como desenvolver a capacidade cognitiva e permitir a aprendizagem das pessoas com qualquer dessas características.

Conclusão:

Visto isso, então, qual dos dois precisa estar preparado para entender de autismo, síndrome de down, dislexia, discalculia, síndrome de Irlen, transtorno de desenvolvimento intelectual, e todas as demais comorbidades?

Se for para tratamento clínico, é o profissional de medicina!

Se for para acompanhamento educacional, é o profissional de educação.  

Dúvidas importantes:

P- Como posso, como educador, fazer essa avaliação, se não conheço essas doenças, síndromes nem transtornos?

R- Como já vimos, é obrigação do educador conhecer, e se manter atualizado, em relação aos sintomas que tragam dificuldade de aprendizagem, da mesma forma que é obrigação do médico manter-se atualizado, constantemente, em relação a todas as características dos alunos que necessitem de algum tratamento clínico ou cirúrgico.

Para isso devem os profissionais, sejam de educação, de medicina ou de qualquer outra profissão, aproveitar todas as oportunidades de se capacitar, para permitir o bom desempenho de sua missão.

P- A equipe pedagógica definiu que um aluno precisa de atendimento pelo AEE, mas não sabe como enquadrá-lo na lista de público alvo do AEE. Como fazer?

R- A equipe lista os sintomas e analisa em qual das deficiências listadas esses sintomas mais se assemelham. Ao descobrir como fazer o enquadramento, a equipe decide, em parceria com a família, e registra no Laudo Pedagógico, e o encaminha ao AEE.

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