terça-feira, 24 de março de 2009

Respeito: o valor a ser trabalhado de 30/03 a 24/04/2009

"Conhecer o seu próprio valor e honrar o valor dos outros é o verdadeiro meio para obter respeito" (da obra: "Vivendo Valores, um manual", do Instituto Vivendo Valores).
Existe uma transformação fantástica "no ar": Sentimentos torpes de inveja e despeito são transformados em elevados sentimentos de admiração e respeito para com o outro.
Quando isso ocorre? A partir do momento em que esses adolescentes começam a se conscientizar de suas qualidades, percebem sua importância como pessoa e descobrem que suas palavras, pensamentos e ações podem mudar a realidade do mundo à sua volta.
Como isso ocorre? Os estudos de Skiner mostrando a realidade do estímulo-resposta explica porque as pessoas estão sempre reagindo a alguma atitude alheia. Mostram também que a reação é quase sempre negativa se o estímulo for negativo, a não ser que a pessoa esteja preparada para reverter o processo e transformar uma relação. Essa preparação é a base de toda a transformação. Reagir de forma positiva a um estímulo negativo! A reação seguinte já será positiva e surge uma verdadeira "corrente do bem". É uma corrente de tolerância, de compreensão do erro dos outros e, acima de tudo, o entendimento de que todos nós somos responsáveis pela construção de um ambiente de respeito mútuo.
Por que isso ocorre? Porque o ser humano tem uma natureza original perfeita. Atitudes comportamentais negativas são manifestações equivocadas de ansiedades e angústias que precisam ser eliminadas. Quando qualquer um de nós reage de forma atenciosa, tolerante, compreensiva e respeitosa a uma atitude grosseira ou agressiva de alguém, esse alguém é imediatamente estimulado a resgatar a sua natureza original. Nesse momento começa a se tornar manifesto o conteúdo latente de sua natureza original perfeita.
Lembro que, dirigindo meu carro pela Avenida Paralela em uma noite de grande movimento, um motorista com semblante irritado aproximou-se numa tentativa de ultrapassar meu carro e "cortar" a minha frente. Ele deveria estar preparado para alguma reação negativa, mas o que recebeu foi um sorriso meu e um gesto, com a mão, dando-lhe passagem, respeitando sua pressa. Por algum motivo ele precisava chegar mais cedo ao destino.
Ele nada entendeu, mas ultrapassou e seguiu "cortando" outros carros numa correria meio sem sentido.
Uns dois ou três minutos depois qual não foi a minha surpresa quando o mesmo motorista aparece da mesma forma, ou seja, ainda irritado, ainda atrás de mim e, pasmem, tentando novamente outro "corte".
Recebeu o mesmo tratamento que antes e levou um certo susto quando percebeu que o carro que estava ultrapassando era o mesmo anterior...
Parece mentira! Ele voltou pela terceira vez! Só que dessa vez, quando me viu, desistiu de ultrapassar e acabou "quebrando" o semblante irritado de antes, devolvendo o sorriso.
Resultado: Um irritado a menos, uma briga a menos e, quem sabe, um acidente a menos.
A vivência dos valores humanos, a título de exercício, trambém desperta essa natureza existente dentro de cada um e faz com que a pessoa se sinta muito bem praticando o ato positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário