sábado, 24 de outubro de 2009

Construindo a felicidade

Reproduzo o texto integral de nosso colaborador Marco Antônio Fontana de Oliveira sobre a forma de se alcançar a FELICIDADE! Suas palavras são sábias! Analisem e busquem o entendimento interior. Agradeço ao nosso amigo Marco essa colaboração.

---------- Forwarded message ----------
From: Marco Fontana Oliveira <marco.fontanaoliveira@gmail.com>
Date: 2009/10/23
Subject: RES: Humildade
To: Instituto Univérsico de Pesquisa e Educação <iupe@iupe.org.br>


Prezado Roberto Andersen,

Conheci o IUPE de maneira casual navegando nesta maravilhosa ferramenta que é a internet. Não tenho formação intelectual, sou Engenheiro Mecânico sendo durante 24 anos sócio fundador da empresa EPICOM - Máquinas e Equipamentos Ind. e Com. Ltda. Ano passado com 51 anos de idade, resolvi vender minha participação no capital societário da empresa, desligando-me dela no dia 10 de outubro de 2008.

Realizei durante todos esses anos um trabalho competente do qual muito me orgulho, idealizei inúmeras máquinas que proporcionam uma produção de melhor qualidade com maior produtividade. Fiquei rico com isso? Financeiramente não, porém sinto-me em paz comigo mesmo e concluo que enriqueci minha vida.

Para não enferrujar meu cérebro, tenho procurado de maneira autodidática estudar principalmente filosofia. E quanto mais estudo, mais acredito em Deus!

Quando atuava como engenheiro-empresário não me sobrava tempo para reflexões, pois minha atenção estava integralmente voltada para minha família e os negócios da empresa. Depois de poucos meses de descanso, passei a ocupar meu tempo com esses estudos e pensamentos. No mês de maio passado, refletindo sobre a violência, o tráfico e consumo de drogas e de outras mazelas que assombram qualquer pessoa consciente, concluí que a solução para esse problema, está na busca pela felicidade. Quando estamos felizes, amamos de maneira pura, ingênua e profunda! Estudando sobre o dualismo Hermético, tomei conhecimento que todos os seres humanos são constituídos pelo bem e pelo mal, todos possuem bons e maus pensamentos, bons e maus desejos e que ninguém esta imune aos erros.

Concluí que, mesmo sabendo que jamais serei 100% justo e perfeito, tenho que ter como meta esse objetivo. Tenho desde então apresentado aos meus conhecidos essa teoria sobre felicidade:

Para atingirmos a felicidade temos que dar quatro passos em nossa mente e em nossa vida:

  • Primeiro passo: Crer em Deus! Não de maneira fanática nem religiosa. A religião é a parte financeira da crença, ou melhor, a parte humana da crença e nessa cabe o fanatismo. Não interprete como crítica esse pensamento, a parte financeira é importante!
  • Segundo passo: Sempre procurar ser justo! Ser justo não significa ser bom. Se formos 100% bons vamos ser pregados numa cruz, e acho que ninguém em sã consciência gostaria de ser pregado numa cruz. Ser justo é muito importante para nossa paz de espírito, para nossa autoestima.
  • Terceiro passo: Trabalhar com disposição e alegria! Trabalhando dessa maneira, sempre seremos competentes. Competência é a junção de três condições. A condição do Conhecimento, isto nós obtemos pela teoria, pelo estudo. A condição da Habilidade, que obtemos pela prática do conhecimento. E finalmente a condição de uma boa Atitude. Sendo competente automaticamente haverá a recompensa monetária e principalmente a emocional.
  • Quarto passo: Constituir uma boa família! A família, representada pela esposa / marido e filhos, é divina e deve ser cultivada em ambiente de muito amor, com valores de virtudes. Nos dias de hoje com os meios de comunicação (televisão principalmente) é muito difícil nos concentrarmos nesse objetivo. Mas quem disse que tudo tem que ser perfeito?

Desculpe-me se estou sendo pretensioso, mas acredito que a divulgação dessa idéia poderá produzir uma corrente positiva reduzindo à mediocridade, a ganância, a inveja, a cobiça, e outros vícios que levam milhões de pessoas a consumirem drogas (incluindo o álcool), que leva ao crime do tráfico. As pessoas precisam aprender a distinguir prazer de felicidade.

Vocês são os filósofos, possuindo conhecimento em profundidade para analisar esse pensamento, façam uso dele da melhor maneira que julgarem.

Atenciosamente,

Marco Antônio Fontana de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário