quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Corrupção X Educação Política

Corrupção X Educação Política
Muita gente pode não ter percebido que, de dez anos para cá, as pessoas em função de poder não estão mais tão preocupadas em esconder as falcatruas que cometem e não tem mais a menor vergonha em serem apontadas como corruptas e ladras! A impressão que temos é a de que a população já se acostumou à salafrarice, como atitude normal e aceitável, ou então o povo se considera submisso aos políticos, como se esses fossem os senhores do poder, tendo que assistir calados às suas atitudes desonestas e corruptas.
Confesso que me faz até mal lembrar que, diariamente, mais e mais desmandos continuam ocorrendo, sem que vislumbremos algum indício de que, algum dia, alguns desses políticos tentarão passar a ter uma vida menos corrupta e mais dentro do que foram eleitos para fazerem.
Basta lermos os jornais de hoje para tomarmos conhecimento, mais uma vez, de motivos bastante justos para que o povo fizesse uma verdadeira revolução democrática contra a corrupção, encarcerando para sempre aqueles que são os responsáveis por tais abusos de poder, entre esses motivos: Aumento abusivo amoral e criminoso do salário do legislativo; Manobra política (lobby) claramente corrupta para liberação dos bingos; Desvio escandaloso de verbas milionárias para festas, shows e espetáculos culturais; Desvios de verbas em centenas de projetos com camuflagem social; Desvio de montante bilionário para obras na Bahia, Compra “criminosa” de todas as terras da margem direita e esquerda do Rio São Francisco, nas áreas que serão transpostas, por políticos ligados ao processo de transposição; Pais corruptos, dando péssimos exemplos de caráter para seus filhos e que, por isso mesmo, acobertam os crimes de seus filhos que queimam mendigos, espancam homossexuais, arrombam carros nas garagens de seus próprios prédios para comprarem drogas, desrespeitam e humilham seus professores, etc.
Algumas perguntas que me foram feitas por correio eletrônico, que servem para nossa reflexão, e que aproveito para inserir minhas respostas:
1.       Se nós estivermos no poder agiremos de forma diferente ou seremos contaminados pela podridão política atual?
“A institucionalização da corrupção faz com que o político honesto seja alijado de toda e qualquer participação decisória importante, sofrendo represálias, perseguições e, inclusive, sendo ameaçado de ter seu nome envolvido em escândalo pré-fabricado, exclusivamente para eliminá-lo do meio.”
2.       Se todos nós nascemos perfeitos e com todos os valores corretos (segundo Rousseau), em que momento surge, nesse ser político, a desconstrução moral, a destruição do caráter e o descaminho para a podridão da desonestidade desmedida?
“O momento surge quando a criança ou o adolescente começa a perceber o mundo à sua volta e desenvolve a sua capacidade de análise. Essa observação mostra a banalização da relação interpessoal, com exemplos de pessoas sendo beneficiadas por atitudes ilícitas, pessoas prejudicando outras em seu próprio benefício, pessoas querendo “tirar vantagem” em tudo o que fazem sem medir méritos, ou seja: “A sociedade corrompe o homem”.”
3.       Há remédio para “curar” essa doença nas pessoas que já foram contaminadas e estão agindo de forma desonesta, corrupta e criminosa?
“Há dois tipos de remédios, o alopático e o homeopático. O alopático é o de maior eficácia, que é a punição exemplar, rigorosa e escandalosa, fazendo com que todos tenham receio de transgredir, ou seja, cura pelo medo! O homeopático é o que vai reconstruindo os verdadeiros valores humanos aos poucos, com exemplos e vivências, e com convencimento por meio de observação de resultados positivos.”
4.       Há vacina para evitar o descaminho das crianças e adolescentes ainda em processo de formação?
“A vacina mais perfeita é a educação responsável, incluindo aí a educação política, ou seja, a educação voltada para a responsabilidade social e comunitária, além da responsabilidade pessoal, profissional e familiar.”
Observando a história do mundo constatamos que as grandes mudanças ocorreram a partir de Paris, durante a “Revolução Francesa”, provocada pelos estudantes, cujas mentes estavam ansiosas pela realização de seus ideais de vida. Mas era outro tipo de estudantes.
Os que temos hoje não se dão conta de que estão sendo “manipulados” pela massa corrupta de uma forma quase sutil, fazendo com que eles pensem que estão atuando politicamente, mas na realidade estão sendo “massa de manobra” para a continuidade do sistema atual.
Basta observarmos as festas “rave” regadas a drogas, quando os organizadores comentam, sem nenhum escrúpulo, que “nas nossas festas nunca houve caso de overdose”... Deixam bem claro que o tráfico e o consumo são livres, para que todos estejam bem “desligados” do mundo real e não atrapalhem seus planos mirabolantes para dar continuidade ao sistema corrupto sem interferência de estudantes mais esclarecidos e com verdadeiros ideais.
Basta analisarmos os procedimentos dos Diretórios Acadêmicos que, na esteira dos sindicatos de classe, passaram a seguir o modelo político corrupto e desonesto do sistema como um todo. Sei que nem todos seguem a mesma linha, mas a realidade mostra uma maioria desmotivadora...
Em nosso colégio, a Professora Jaselma, de História, me pediu para incentivar os alunos a criarem o Grêmio Estudantil e achei ótimo, desde que possamos dar aos alunos uma excelente formação em educação política antes de eles iniciarem seus trabalhos.
E a solução para a mudança definitiva, logicamente em longo prazo, está por aí! Lembrei-me do grêmio do qual eu participei. Naquela época chamávamos pessoas com excelente exemplo de vida para discutirmos as formas de também podermos contribuir para a melhoria social, por meio da escolha correta de nossas profissões.
Mas não é um trabalho fácil. Se apenas criarmos um grêmio sem um processo sério de orientação política, as influências serão as do sistema... Estaremos apenas aumentando o número de “felizes marionetes”, alimentados por “pão e circo”, e ajudando a engrossar a massa de manobra necessária à manutenção desse sistema corrupto e moralmente degradante que nos cerca hoje.
Então: Mãos à obra!
a.       Educação política na escola e educação política em casa!
b.      Exemplo de vida na escola (por parte dos professores) e exemplo de vida em casa (por parte da família)!
c.       Apoio emocional (afetividade) e orientação disciplinar (limites) na escola e em casa!
É só isso o que precisamos! Estarei fazendo a minha parte em nosso colégio! Nossos professores serão orientados a fazerem o mesmo em suas classes todos os dias! Tenho certeza de que os pais de nossos alunos estarão fazendo o mesmo em suas casas. A mudança, certamente, ocorrerá! Precisamos apenas de mais escolas, mais professores e mais famílias fazendo o mesmo! Os resultados serão multiplicados e a abrangência cada vez maior.

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