sábado, 23 de março de 2013

IUPE Educação: Proibição do Trabalho Infantil

Mais uma vez sou levado a comentar sobre um assunto que continua sem solução: A proibição do trabalho infantil.

Podemos iniciar assistindo ao maravilhoso vídeo "Criança não trabalha" que foi assistido por muitas crianças na época e que apareceu novamente nesses dias.

Mas logo depois peço para refletirem sobre alguns pontos:

O vídeo é lindo, sou também contra a EXPLORAÇÃO DO MENOR, mas vamos analisar o que é exploração; o que é dar oportunidade a esse menor; e o que é não dar oportunidade legal a esse menor:

1. Antigamente os jornais empregavam crianças para a entrega diária nas residências (como até hoje é feito nos Estados Unidos e na Europa) e isso não era considerado crime. Por que esse trabalho não pode mais ser feito no Brasil?

2. Antigamente as empresas e os técnicos empregavam menores como aprendizes. Esses menores seriam futuros profissionais naquelas áreas. Hoje as empresas que fizerem isso serão punidas como exploradoras de menores, a não ser que essas empresas sejam as emissoras de TV e as empresas de publicidade, que mostram menores trabalhando todos os dias sem que sejam sequer citadas como exploradoras...

3. Nenhuma empresa legalmente constituída pode dar oportunidade de emprego a nenhum menor, já que essa oportunidade será considerada como exploração.

4. Como não encontra emprego em empresa legalmente constituída o menor que não tem como se alimentar vai comer como?

5. As autoridades que resolveram proibir as empresas de empregar menores resolveram a situação das famílias desses menores ou deram apenas uma bolsa família que acaba viciando a família à acomodação e ao desinteresse pela educação e pelo desenvolvimento de seus filhos?

6. O menor abandonado, que não tem família, que não tem como se alimentar e que não pode se empregar como aprendiz junto a uma oficina, uma pequena fábrica, uma chácara, um criatório de peixes, etc., vai conseguir escapar de arranjar emprego no crime organizado?

7. Por que razão não parece haver nenhum interesse em resolver o problema real, que é a falta de oportunidade real para todos por meio do ensino de qualidade em todas as escolas públicas desse país?

Nenhum comentário:

Postar um comentário