quinta-feira, 11 de junho de 2015

IUPE Educação: A importância do gostar do aluno

Desde que o filme "Escritores da Liberdade" começou a ser assistido por professores de todo o mundo, muitos ainda têm dúvidas sobre a necessidade ou não de "gostar do aluno".
Acredito que aquele que abraça essa carreira sem ter esse sentimento, está na profissão errada.

A IMPORTÂNCIA DE GOSTAR DO ALUNO

Nada jamais será conseguido de positivo em relação à aprendizagem de nossos alunos, em relação à conquista de uma turma, em relação à conquista da confiança individual de cada um deles, se nós não gostarmos deles!

Alguns professores chegam a me dizer: “Mas ela não gosta de mim. Mas ele não gosta de mim”
Isso não nos interessa isso, amigos! Não é o aluno quem tem que gostar de você! É você quem tem que gostar dele!

E perceba que, quando um aluno demonstra que não gosta de você, existe uma motivação que, normalmente, está na relação familiar, ou seja, na casa dele!

Ele o identifica com alguma coisa que não o agrada, ou o usa como alvo, para descontar a agressividade que recebeu em casa. Mas, a partir do momento que você realmente consegue gostar dele de forma verdadeira e sincera, essa revolta proveniente de algum bloqueio emocional, começa a ser quebrada.

Breve você terá conquistado esse aluno e toda a sua turma.

Então, amigos, o primeiro passo, o passo fundamental, para que nós possamos levar adiante a nossa metodologia e a nossa didática, tudo aquilo que pretendemos fazer em uma sala de aula, desde que exista a intenção sincera de conseguir a aprendizagem real dos alunos, de todos eles, é gostar deles.

Apenas gostando, assumindo que nós temos que aprender a gostar de cada um deles, de todos eles individualmente, é que nós vamos poder alcançá-los.

Alcançando-os conseguiremos obter nossos objetivos de construir a aprendizagem real, por meio de uma eficácia bem melhor do nosso trabalho didático, do nosso trabalho metodológico, desse nosso trabalho de ensino.

Então, amigos, a dica de hoje é essa: Gostar do aluno! É usar esse amor que você tem que ter dentro de você e que tem que passar para o aluno.

Mas, aí surge uma dúvida! Como vamos conseguir ter esse amor dentro de nós?

Vamos iniciar analisando a nossa vida pessoal. Eu disse que gostar é importante. Mas será que você gosta de você?

Então, como primeiro passo, analise a sua vida pessoal e a sua vida conjugal, ou seja, a sua vida em geral. Você está agindo corretamente com você mesmo? Será que você está construindo amor dentro de você?

Pense nisso. Verifique a sua relação com a família, com seu cônjuge, com seus amigos, e comece a construir uma nova vida de amor, de amizade, de respeito, de afeto, na sua vida pessoal.

Aí sim! Você vai conseguir, a partir da construção desse amor, fazer exatamente isso que eu estou sugerindo.

Porque, ir para a escola, ir para o enfrentamento de uma turma, sem ter amor de verdade dentro do seu coração, vai impedir com que você consiga essa conquista individual e coletiva, que é extremamente necessária para levar adiante o verdadeiro processo de ensino-aprendizagem e, principalmente, em escolas, como as nossas, que são escolas inclusivas.


Pense bastante nisso. Reflita sobre isso. A amor tem que viver dentro de você, dentro de sua mente! E você tem que passar esse amor para todos os seus alunos. Gostar de cada um deles. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário