sábado, 15 de outubro de 2016

Educação inclusiva: vamos parar de destruir o aluno especial


PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES QUE NASCERAM PARA ISSO E JÁ SE DEDICAM AO ALUNO ESPECIAL DA FORMA COMO RELATO A SEGUIR:

Sei que o texto é longo, mas não posso deixar de alertar pais, professores e escolas para que PAREM 
DE DESTRUIR O ALUNO ESPECIAL em vez de AJUDÁ-LO A ALCANÇAR A SUA AUTOSSUFICIÊNCIA UM DIA!

REFLITA:

Reflexão 1:

Se você entregar a esse aluno especial a mesma tarefa que entregou aos alunos regulares, ele vai se sentir um aluno normal como os outros ou vai se sentir inferiorizado e excluído?

Então:

Cada tarefa para o aluno especial incluído deve ter o mesmo tema das tarefas dos demais e a mesma aparência, mas as questões devem ser exatamente dentro de seu nível, para garantir que, com a resolução dessa tarefa, ele avance mais um pouco dentro de seu entendimento sobre o assunto, sempre em seu nível.

Reflexão 2:

Se você mandar como dever de casa para o aluno especial a mesma tarefa que mandou para os alunos regulares, quando os pais perceberem que ele não entende nada do que está escrito vão achar que seu filho está se desenvolvendo ou vão achar que você não está fazendo o seu papel de ensinar?

Então:

Cada tarefa para casa, além das observações da de classe, o professor deve ter a certeza de que o aluno conseguirá resolvê-la sozinho, sem a ajuda dos pais.

Isso é para evitar que os pais acabem resolvendo a tarefa do filho, o que só vai servir para baixar a autoestima da criança e prejudicar todo o trabalho de seu desenvolvimento.

Reflexão 3:

Se você entregar para o aluno especial a mesma avaliação que entregou aos alunos regulares, ele vai ficar satisfeito e animado por ter tirado zero por não ter entendido nada das questões ou vai desanimar, baixar a autoestima e nunca mais querer voltar para a escola por se sentir inferior e excluído?

Então:

Avaliação do aluno especial incluído deve ter a mesma aparência, o mesmo tema, mas as questões devem ser elaboradas dentro daquilo que o professor está certo de que conseguiu durante seu processo de acompanhamento.

Reflexão 4:

Se a média da escola é 6 e o aluno especial obteve nota 4 numa avaliação, ele vai ficar alegre e feliz ou vai desanimar e se sentir inferiorizado e sem capacidade para aprender nada?

Então:

Se o aluno não obtiver bom resultado significa que a prova foi mal elaborada e deve ser reelaborada, analisando-se o nível que ele realmente alcançou, até que o aluno tenha bom resultado.

Assim a prova, além de estar produzindo nota quantitativa, está servindo para mostrar ao aluno que ele pode continuar aprendendo e tendo sucesso, com isso aumentando a sua autoestima, que é essencial para a continuidade de seu desenvolvimento

Reflexão 5:

Se as avaliações foram feitas iguais às dos alunos regulares e, naturalmente, os resultados dos alunos especiais foram todos ZERADOS, e você colocar no HISTÓRICO ESCOLAR notas todas ZERO e na observação: ALUNO PROMOVIDO À SERIE SEGUINTE POR SER ESPECIAL o aluno e seus pais vão ficar alegres e felizes com o HISTÓRICO ZERADO e com essa observação. ou vão achar que ele está apenas sendo ACOLHIDO por que a escola é boazinha?

Então:

No histórico serão lançadas as notas obtidas de acordo com o item 4, e nas observações:
Aluno especial incluído: O nível de aprendizado adquirido em cada uma das matérias e as formas como foi realizado o seu desenvolvimento estão registrados no relatório em anexo a esse documento.


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