quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Orientação adolescente aprendizagem



Nossa conversa de hoje é para responder a uma série de perguntas que meus amigos adolescentes mandaram (e continuam mandando).

Muitas perguntas vieram, principalmente de Passo Fundo e Mato Castelhano, no Rio Grande do Sul, de Seabra, na Chapada Diamantina-BA, de Ipixuna do Pará.

Sintetizando as dúvidas:

Como posso conseguir ter foco na aula sem me distrair?

Como posso aprender uma matéria que “não entra” na minha cabeça?

Como posso fazer com que o assunto dado na aula fique gravado na minha mente para sempre e eu não precise estudar ele de novo na véspera da prova?

Antes, então, de responder às perguntas, vamos fazer uma rápida análise da escola atual, do ensino e da aprendizagem que resulta disso tudo.

Sabemos que ainda somos um dos piores países do mundo em aprendizagem, embora, nas escolas, esses alunos passem de ano e até tirem boas notas! Mas nos concursos... decepção total!

Nessa análise comecemos pelo sistema de avaliação:

Vamos supor que a média mínima da escola seja 6,0.

Um aluno faz uma prova e tira 5,0.

Qual a atitude desse aluno?

Vai estudar os assuntos das questões que não acertou, para garantir sua aprendizagem futura.

Joga a prova fora e vai estudar (decorar) o assunto da próxima prova, nem que passe a noite toda em claro, para tirar 7,0, e compensar a média para passar.

Ignora tudo isso e continua na mesma, acreditando que vai “ser passado” na recuperação.

Nenhuma das respostas acima.

Quando eu apresentei essa questão, as respostas foram letra b) e c). Nenhuma resposta foi a)

Então, esses alunos que não acertaram algumas questões, continuarão sem saber o assunto, já que o único interesse do aluno é pela nota, e nunca pelo assunto a ser aprendido.

Esses assuntos serão esquecidos para sempre! E as notas nos boletins não vão servir para nada além de: “passar de ano”... Concursos, vestibulares e ENEMs, nem pensar...

Essa é a nossa realidade. Basta essa questão para entendermos as razões para o fracasso na aprendizagem no nosso país.

Agora sim. Vamos à solução, cujos pontos principais estão exatamente nas perguntas de vocês!

Primeira pergunta: Como posso conseguir ter foco na aula sem me distrair?

São duas respostas para essa pergunta.

Primeira resposta:

Vocês já ouviram falar da “sala de aula invertida”? Um sistema que ficou famoso na mídia por ser o adotado na Finlândia e outros países, cujo nível de aprendizagem está lá em cima?

Pois é mais ou menos isso:

Você só precisa saber quais os assuntos que serão dados nas aulas do dia seguinte e se planejar para fazer a LEITURA DO ASSUNTO no módulo, ou no livro, e fazer uma rápida pesquisa na internet.

Não é ESTUDAR. É simplesmente LER.

Isso vai fazer com que, na hora da aula, o assunto já está sendo processado pelo seu cérebro e, com isso, até dúvidas sérias aparecem, coisa que é muito difícil de acontecer quando se tem contato com um assunto pela primeira vez.

Como o cérebro já está preparado, o interesse pelo assunto passa a ser maior, e com isso a dispersão fica muito menor.

Segunda resposta para a mesma pergunta:

Analise sua alimentação e suas atividades físicas e seu estresse:

Na alimentação verifique se está correta e se você está evitando coisas que desanimam, deprimem e prejudicam o cérebro, como refrigerantes, doces em excesso, açúcar branco, muito glúten, conservantes e corantes.

Nas atividades físicas verifique se você está realizando alguma coisa pelo menos três vezes por semana.

Em relação ao estresse, faça um planejamento de só entrar nas redes sociais, ou jogos, duas vezes por dia, cada vez no máximo cinquenta minutos.

Com isso você estará preparado para vencer na vida, com certeza, mesmo seus amigos reclamando que você os deixou “no vácuo”.

Segunda pergunta: Como posso aprender uma matéria que “não entra” na minha cabeça?

Também é simples.

Nosso cérebro não tem limites. Sua capacidade está muito além daquilo que a própria ciência dizia há cerca de um ano! A última descoberta, feita pelos cientistas de Lausane, na Suíça, mostra que ele trabalha em até onze dimensões.

Nem sabemos o que isso significa, mas sabemos que leva a nossa potencialidade intelectual para muito além do que poderíamos imaginar. Só precisamos deixar ele trabalhar e estimulá-lo todos os dias.

Então temos capacidade de entender qualquer matéria

Precisamos apenas usar uma técnica de convencimento cerebral, baseada na neurolinguística, que é a seguinte:

Pegue o livro ou módulo dessa matéria que está difícil e procure ler os assuntos anteriores, até achar um que você estava entendendo.

Por exemplo: você está sem entender divisão de polinômios. Ao andar para trás você percebeu que nem a divisão você entendeu. Mais para trás você, enfim, descobre onde está o seu “ponto de entendimento” na matéria.

Ao descobrir isso, faça todos os exercícios do nível desse seu “ponto de entendimento” e fique satisfeito por ter acertado a maioria deles! Isso servirá para mostrar ao seu cérebro que você entende essa matéria, embora o professor já esteja bem mais adiante com a turma.

Vá, então, ao professor, e conte que fez esse teste e que descobriu que você está entendendo tudo até a página “X”, e peça a ele alguma sugestão para dar andamento ao seu estudo, para alcançar o nível do resto da turma.

Como já aconteceu o desbloqueio do seu cérebro, essa recuperação será tranquila. E você passará a ter facilidade nessa matéria daqui para a frente.

Terceira pergunta: Como posso fazer com que o assunto dado na aula fique gravado na minha mente para sempre e eu não precise estudar ele de novo na véspera da prova?

Essa resposta precisa que a gente entenda como se dá a aprendizagem cerebral.

Então, antes de respondê-la, vamos ver como funciona a aprendizagem.

Embora o processamento da aprendizagem seja bastante complexo, podemos criar um modelo compatível com essa realidade, para efeito de entendimento. Aqui vai ele:

Durante uma aula, uma leitura de um livro, uma palestra ou uma videoaula, nosso cérebro processará as informações na sua “memória de trabalho”, que é constituída pelas redes neurais localizadas no hipocampo.

Durante o sono esses arquivos serão levados ao córtex cerebral, para serem arquivados definitivamente, na memória consolidada.

Então precisamos que o cérebro, durante o sono, saiba exatamente quais são as memórias certas a serem consolidadas, e não perca tempo levando coisas que nada tenham a ver com a nossa aprendizagem.

E, analisando o processamento do raciocínio durante o estudo percebemos que, se estivermos escrevendo durante as aulas, os estudos e as leituras, o cérebro registra todo aquele estudo como assunto importante a ser transferido.

Já os assuntos que foram apenas ouvidos ou lidos, ficarão em segundo plano e só serão memorizados na parte consolidada, se houver tempo suficiente para isso.

Sabendo disso, vamos a técnica para responde a essa terceira pergunta:

Repetindo ela:

Terceira pergunta: Como posso fazer com que o assunto dado na aula fique gravado na minha mente para sempre e eu não precise estudar ele de novo na véspera da prova?

Basta que você:

Primeiro: Estude os assuntos, no mesmo dia em que eles foram dados em aula.

Segundo: Que você faça as tarefas de casa no mesmo dia em que elas foram passadas.

Terceiro: Que todos os momentos em que estiver assistindo uma aula ou estudando alguma coisa, você sempre esteja escrevendo num caderno. Digitar no computador, no tablet ou celular não adianta nada. Tem que ser escrevendo mesmo.

CONCLUSÃO

Seguindo essas três respostas às três perguntas que vocês me mandaram, vocês vão perceber que vai começar a sobrar espaço no seu dia para vocês usarem para seu lazer.

E a aprendizagem vai chegar aoa ponto em que você jamais precisará estudar em véspera de prova.

E mais tarde você verá que ENEM, Concursos e Vestibulares passarão a ser apenas um momento de ir buscar sua classificação, para escolher a Universidade Pública que tenha o curso que você deseja fazer.

Qualquer dúvida mande suas mensagens para mim.

E quando eu estiver em suas cidades venham para nossos encontros específicos para alunos, como tivemos agora em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, mas tragam todas as suas dúvidas!

Forte abraço e até mais.

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