domingo, 15 de junho de 2008

Alunos superdotados

No livro que estou acabando de escrever há um capítulo totalmente dedicado aos superdotados, mas não posso esperar a sua publicação para divulgar algo de vital importância para todos nós: pais, professores e comunidade em geral, já que poderemos estar colaborando, ingenuamente, com um verdadeiro crime contra a humanidade:

Estou realmente preocupado com o "verdadeiro crime" que está sendo cometido contra alguns meninos e meninas com inteligência acima da média, diagnosticados equivocadamente como portadores de anomalias cognitivas ou comportamentais!

Está na hora de darmos um "basta" na ganância e na falta total de ética de alguns dos grandes laboratórios farmacêuticos que estão conseguindo convencer a milhares de educadores a encaminhar tais alunos para tratamento psiquiátrico ou neurológico por apresentarem sintomas característicos de transtornos de déficit de atenção e hiperatividade, esquizofrenia, dislexia, discalculia, transtornos disruptivos (desafiadores de oposição) e outros.

O suplemento científico do Le Monde já havia denunciado que isso iria acontecer, há alguns anos, quando o presidente de uma dessas multinacionais do remédio declarou que o objetivo agora seria a venda de remédios para as pessoas sadias. Infelizmente já estão conseguindo.

E junto com o seu lucro está sendo destruído todo o potencial intelecto-emocional de uma infinidade de crianças e adolescentes, submetidos a dosagens de remédios controlados que nunca deveriam estar sendo ministradas a eles!

Amigos! Precisamos estar atentos para isso e agir imediatamente, alertando professores, psicopedagogos, pais e toda a comunidade para observarem melhor seus filhos e alunos antes de encaminhá-los para um tratamento que pode destruir toda a sua capacidade intelectual e eliminar sua possibilidade de ser um adulto feliz.

Os relatos de exemplos que nos chegam são diários e assustadores. Por isso precisamos prestar muita atenção aos seguintes aspectos, que podem nos levar a um diagnóstico totalmente equivocado:


a) Por apresentarem comportamentos diferentes dos demais alunos, as atitudes dos superdotados são, constantemente, confundidas com sintomatologias de patologias psiquiátricas e neurológicas, como por exemplo, a esquizofrenia, o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, o autismo e muitas outras. Isso poderá provocar atitudes equivocadas por parte dos pais, professores e terapeutas, levando a criança a tratamentos desnecessários e, muito freqüentemente ao uso "criminoso" de medicamentos que destruirão toda a sua elevada capacidade cognitiva.

b) Por não se interessarem pelas aulas normais, que naturalmente consideram enfadonhas e repetitivas, podem ser desestimulados ao estudo e aumentar o seu nível de estresse, agindo com irritação e agressividade, perdendo, aos poucos, toda a sua elevada capacidade intelectual;

c) Por estarem inquietos em sala de aula podem ser confundidos com alunos mal educados e desobedientes, serem perseguidos pelos professores e assumirem um comportamento anti-social, perdendo toda a possibilidade de virem a ser úteis à sociedade.

d) Por apresentarem respostas mais rápidas e resultados muito melhores que os alunos normais, podem sofrer com o processo de bullying e serem afastados do convívio social sadio no ambiente escolar.

e) Alguns desses alunos, apesar de terem uma inteligência acima da média, desenvolvem-na de forma seletiva, tornando-se incapazes de absorver qualquer conhecimento que não esteja ligado ao assunto de seu interesse, sendo então "reprovados"nas demais disciplinas e repetindo o ano, o que destruirá toda a sua elevada capacidade intelectual.

Devemos também estar atentos aos alunos que, embora não sejam superdotados, apresentam tais sintomas por simples e pura falta de limites em casa e na escola, fazendo com que seus pais e professores comodamente classifiquem-no como "doente", para justificar a sua incompetência educacional.

Nosso instituto de pesquisas vem catalogando diversos desses casos de diagnóstico equivocado e vem acompanhando o desenvolvimento daqueles que "escaparam" dos tratamentos convencionais... e hoje apresentam os resultados de uma inteligência brilhante!

Por outro lado também nos preocupa a idolatria ao superdotado, como tem sido visto constantemente nos Estados Unidos e agora também no Brasil.
Pais enriquecendo às custas da exposição da inteligência superior do filho na mídia e esse sendo estimulado a "pular etapas" em sua formação integralizada, trazendo um desequilíbrio intelecto-emocional com graves conseqüências.

As recomendações tradicionais de aceleração, enriquecimento e segregação estão sendo muito comuns nos Estados Unidos e agora também aqui no Brasil. Isso certamente poderá trazer a construção de um caráter esnobe e presunçoso, além de graves conflitos emocionais.

Precisamos, então, observar com muito cuidado cada criança e adolescente sob nossos cuidados, para evitar que nossa impaciência em lidar com suas explosões energéticas nos levem a diagnosticá-las como "doentes" e assim destruir toda a sua possível capacidade intelectual.

Qualquer dúvida, comentário, contestação ou sugestão, publique aqui mesmo em nosso BLOG ou entre em contato diretamente comigo, pelo e-mail: robertoandersen@gmail.com (serve também para o msn e o orkut).

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