segunda-feira, 23 de junho de 2008

Remédio para pessoas sadias

Há alguns anos o presidente de uma das grandes indústrias farmacêuticas mundiais declarou, em reunião de sua diretoria, que as metas de vendas de remédios para os doentes estavam todas alcançadas e superadas. Agora precisavam aumentar seus lucros ampliando seus consumidores. Para isso deveriam estudar as formas de passarem a vender remédios para as pessoas sadias.

Os estudos foram realizados e os resultados, em poucos anos, superaram as expectativas! A lucratividade dessas multinacionais do remédio aumentou consideravelmente e não para de crescer! Houve, de fato, uma real ampliação do seu universo de consumidores, já que agora já vendem remédios para pessoas sadias.

Se remédios não fossem drogas químicas com efeitos colaterais estaríamos observando apenas uma jogada comercial inteligente e até elogiável. Isso no campo do marketing, da propaganda e do planejamento estratégico de mercado. Mas, infelizmente, estamos lidando com produtos responsáveis por inserir no organismo das pessoas substâncias químicas voltadas para o estímulo de alguma área biológica, podendo, certamente, trazer conseqüências muito graves e danosas para a saúde.

A estratégia usada foi digna de Maquiavel (O Príncipe) ou até, mais propriamente, inspirada em Baltasar Gracian (A Arte da Prudência), obra que ensina detalhadamente como vencer na vida sem qualquer tipo de escrúpulos, ética ou coisa parecida...

Aos poucos fomos sendo convencidos pela mídia em geral que diversos comportamentos, antes considerados normais, deveriam agora ser tratados como doenças, algumas até consideradas graves e perigosas!

A partir daí já podemos perceber que fomos levados a anular a capacidade de crianças superdotadas diagnosticando-as como “portadora de déficit de atenção e hiperatividade”. Isso porque se elas não conseguem suportar as aulas normais de uma escola tradicional, é comum apresentarem comportamento irrequieto! São, então, rotuladas como portadoras de TDAH.

Também as crianças e adolescentes com memória e inteligência seletiva estão sendo confundidas como portadoras de autismo e sendo levadas a tratamento quimio-terápico e crianças e adolescentes com comportamento diferenciado do resto da sua turma estão sendo considerados “esquizofrênicos” e aplicando altas dosagens de remédios controlados neles.

Para os adultos isso nào fica por menos. Adultos mal resolvidos emocionalmente e com elevado nível de estresse estão sendo considerados impotentes sexuais e (...) Viagra neles.

E agora tenta-se alcançar os estudantes e profissionais que precisam se apresentar em público! Já existe uma droga específica para eles: os betabloqueadores!

Estamos recomendando remédios controlados para quem deseja estar mais feliz, para quem deseja falar em público sem nervosismo, para quem deseja evitar problemas do coração sem nunca ter tido nenhum sinal de problemas cardíacos, para quem deseja conquistar um parceiro sem timidez,... e assim por diante.

Caímos, definitivamente, na rede das indústrias farmacêuticas mundiais! A cada artigo que lemos nos jornais e a cada programa que assistimos na televisão... ...surge mais um novo milagre químico! E ele nos é oferecido para resolver problemas que nunca tivemos!

Está na hora de refletir sobre o assunto com seriedade e evitar danos irrecuperáveis às mentes de nossas crianças e adolescentes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário