Dedicar-se a construir a aprendizagem de crianças e de adolescentes em um momento em que as famílias desistiram de dar a educação doméstica essencial aos seus filhos, é algo muito difícil.
Além de não terem a menor noção de, que sem lhes proporcionar limites e afeto, eles estarão criando verdadeiros monstros sociais, ainda tentam “superproteger” suas “pobres crianças” da “perversidade” dos professores e, se duvidar, ainda entram com ação judicial processando a escola por estar “constrangendo” seu pobre “bebê”.
E a aprendizagem fica pela metade! Na escola você orienta, mostra o caminho e determina o que deve ser feito em casa, mas em casa a situação fica mais difícil.
Ou os pais não estão em casa, ou, se estão, não dão qualquer tipo de exemplo de atividade intelectual. Poucos são os que seguem as orientações passadas durante os encontros de pais.
Mas há os que seguem tudo o que é recomendado. Os resultados são claros. Os filhos, além de melhorarem no conhecimento, ainda melhoram em comportamento. Surge a satisfação pessoal por estar se sentindo produtivo.
Ah! Se todos os pais agissem dessa forma! Se todos entendessem que investir na educação do filho é o melhor investimento para o futuro e uma família!
Hoje mesmo, bem cedo, tive que “engolir alguns sapos”! Um advogado me aparece pela frente e exige que, antes de dar uma punição em sua cliente (criança de 12 anos), a escola tem que dar a ela “ampla defesa”. Só depois disso pode ser enviado para casa o comunicado com a advertência.
Depois dessa, pensei, só fechando as portas definitivamente!
Fechar antes que comecem a chegar à porta da escola os ativistas de “Direitos Humanos”, para protestar contra a lista de exercícios de matemática, contra as redações, contra as provas, ou melhor, contra as notas baixas das provas, esses terríveis instrumentos de tortura psicológica que a instituição arcaica (segundo eles), chamada de escola, utiliza para perseguir seus pobres filhinhos!
A escola e seus professores, há muito tempo, já eram obrigados a complementar parte da educação doméstica que era realizada pelas famílias. Isso é perfeitamente natural, numa realidade em que pai e mãe precisam estar fora de casa trabalhando para sustentar o lar.
Depois de algum tempo essa “parte complementar” começou a aumentar de tamanho e, hoje, praticamente toda a educação doméstica tem que ser dada pelos professores, em sala de aula!
Isso seria aceitável, se pelo menos os pais, ao reconhecerem sua impossibilidade de educar, acompanhassem e apoiassem o trabalho feito por aqueles que o estão substituindo durante o dia!
Mas aí vem o “sentimento de culpa” em relação aos filhos e a vontade de “provar” para eles a presença afetiva que está faltando no seio familiar. E a forma que muitos pais acreditam que funcione para provar essa afetividade é apoiar o filho em tudo o que ele faz, mesmo que errado e, mesmo que tenha que ir contra os que estão ocupando o papel de pais, na educação que não está sendo dada em casa.
Esse é o grande perigo na deseducação atual! Esse forma equivocada de os pais tentarem compensar a sua ausência está servindo para piorar ainda mais o seu comportamento e, consequentemente, o seu desempenho escolar.
O resultado é a formação de jovens sem qualquer noção de respeito, de responsabilidade ou de ética, engrossando as fileiras da marginalidade, da corrupção e da desonestidade.
Surge, então, uma dúvida: Isso é uma evolução natural da sociedade ou é um descaminho social por incapacidade de adaptação ao progresso tecnológico e às exigências de mercado de trabalho?
Seja qual for a causa o que nos interessa é tentar, a todo custo, conscientizar as famílias sobre a importância da sua presença afetiva e limitadora na educação doméstica de seus filhos, para reduzir essas consequências destruidoras na sociedade.
Mas, como vamos fazer isso?
A sugestão, a médio prazo, mas que considero a mais eficaz, é o “Treinamento Parental”, encontros de orientação de famílias para o entendimento de seus filhos.
Quando os pais conhecerem as necessidades da criança em suas diversas fases, eles poderão evitar erros que são muito comuns na educação, e assim poderão reduzir, ou até eliminar, problemas emocionais e bloqueios, os mais diversos, que são os principais elementos causadores do comportamento irritado e agressivo do aluno atual.
Então, para concluir:
A maioria dos problemas que as crianças e os adolescentes apresentam em uma escola nada mais são do que consequências diretas ou indiretas de uma educação equivocada.
As famílias são as responsáveis pela educação de princípios de seus filhos, logo, são também responsáveis pelas falhas nessa educação.
As famílias, pais e mães, não aprenderam a educar filhos. Esse conhecimento vai sendo adquirido na prática e, consequentemente, recheado de erros e acertos.
As famílias são, então, responsáveis pela má educação, mas não são “culpadas” disso, já que não tiveram a devida orientação preliminar.
A única forma de tentar reverter esse erro é, então, promover a orientação das famílias por meio de encontros de Treinamento Parental.
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