IDADE MENTAL X IDADE CRONOLÓGICA
Bom dia amigos,
Excelente a pergunta de Udirley, de Iraquara, na Chapada
Diamantina.
Vamos começar pelo CID-11, que é o documento internacional
de Classificação de Doenças.
Ele especifica, nessa edição, que aquilo que já foi chamado
de Retardo Mental, passa a ser conhecido como Transtorno do Desenvolvimento
Intelectual.
Mas na linguagem cotidiana apenas deixou-se de utilizar o
termo “Retardo Mental”, para se utilizar o termo “DI”, ou seja, Deficiência
Intelectual.
A ideia é não chamar mais nem de deficiência, mas de
transtorno, por isso o nome TDI (Transtorno do Desenvolvimento intelectual)
A preocupação com a forma semântica, de denominar essas
diferentes características das pessoas, pode parecer uma bobagem, mas tem muito
sentido, quando enfocamos o fato de que, a simples denominação, quando dá uma
impressão depreciativa, pode baixar a autoestima da pessoa.
E todos nós já sabemos que a baixa autoestima faz com que o
nosso sistema límbico não trabalhe tão bem, no esforço para corrigir todos os
nossos defeitos.
Então, tudo o que pudermos fazer, no sentido de manter e
elevar a autoestima das pessoas, é válido para que seu sistema limbico o torne
cada dia mais capaz, reduza o que puder de seus sintomas e permita o seu desenvolvimento
cognitivo, intelectual, emocional, psíquico e, como algumas experiências que
estamos fazendo, até orgânico!
Agora vamos ver a parte da idade cronológica e idade mental.
No site do educamais.com eles colocaram um teste para
qualquer pessoa descobrir se a sua idade mental coincide ou não com a sua idade
cronológica.
Para efeito de divertimento, eu acho que algumas pessoas
podem achar até interessante, mas eu nunca faria, porque não acredito que
exista IDADE MENTAL.
Sua preocupação tem sentido, principalmente devido ao que
comentei sobre autoestima.
Lógico que uma pessoa saber que a idade mental dela está
abaixo da sua idade cronológica, vai servir para piorar ainda mais qualquer
dificuldade de aprendizagem que ela tenha!
Mas muitas pessoas, inclusive profissionais terapeutas,
continuam realizando esses testes e informando aos pais.
Basta os pais terem conhecimento disso que, naturalmente, o
filho vai acabar sabendo e, obviamente, isso vai baixar a sua autoestima e
dificultar ainda mais o deu desenvolvimento.
O que eu tenho procurado convencer os educadores, sejam
professores, pais ou terapeutas, porque todos somos educadores, é que temos que
deixar claro, para todos os alunos, que cada um de nós tem um PONTO DE
ENTENDIMENTO em cada uma das matérias, que por sua vez, está relacionada com
cada uma das nossas múltiplas inteligências.
Então esse conceito
de PONTO DE ENTENDIMENTO, que é real, e que é medido em avaliações
diagnósticas, é o que define o ponto, a partir do qual, aquele aluno precisa
ser ensinado, orientado ou estimulado, ou seja lá qual for o termo ou o método
de ensino utilizado por aquela escola, ou por aquele docente, ou até por aquela
família.
E isso passa a ser um elemento de estímulo, bem ao contrário
da idade mental, que seria um ponto de desestímulo, por ser totalmente
depreciativo.
Resumindo então:
Retardo Mental e Idade Mental são termos que precisam ser
excluídos da linguagem do educador.
Ponto de entendimento sim, e em cada matéria, deve ser o
conceito a ser estabelecido, para que todo educador saiba qual é o ponto, a
partir do qual, aquele aluno está apto a ser desenvolvido em sua matéria.
Os educadores que passarem a utilizar as avaliações
diagnósticas para identificar o ponto de entendimento de cada aluno e, a partir
deles, planejarem a forma de ensinar o conteúdo de suas matérias a cada um de
seus alunos, estarão livres de serem chamados, por Comênius, de IDIOTA!
Lembrem que não sou eu quem está dizendo isso, mas sim
COMENIUS, autor de DIDÁTICA MAGNA, publicado no século XVII, cuja frase diz:
“Age idiotamente aquele que quer ensinar ao aluno, não o que
ele pode aprender, mas sim o que ele próprio pretende”
Qualquer dúvida ou se precisarem discutir algum detalhe a
mais sobre esse assunto que Udirley nos trouxe, entrem em contato com nosso
assessor, pelos endereços que estarão aí no vídeo.
Lembrem que dia 23, próximo sábado, estaremos todos nós em
Seabra, no curso de Desenvolvimento Cognitivo.
O curso será ministrado por mim e por Susane Mendes.
E estaremos aguardando todos vocês lá, juntamente com
Antônio Carvalho e com Wellingthon Barros.
Forte abraço!
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