quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Idade Mental X Idade Cronológica - uma análise ética

IDADE MENTAL X IDADE CRONOLÓGICA

Bom dia amigos,

Excelente a pergunta de Udirley, de Iraquara, na Chapada Diamantina.

Vamos começar pelo CID-11, que é o documento internacional de Classificação de Doenças.

Ele especifica, nessa edição, que aquilo que já foi chamado de Retardo Mental, passa a ser conhecido como Transtorno do Desenvolvimento Intelectual.

Mas na linguagem cotidiana apenas deixou-se de utilizar o termo “Retardo Mental”, para se utilizar o termo “DI”, ou seja, Deficiência Intelectual.

A ideia é não chamar mais nem de deficiência, mas de transtorno, por isso o nome TDI (Transtorno do Desenvolvimento intelectual)

A preocupação com a forma semântica, de denominar essas diferentes características das pessoas, pode parecer uma bobagem, mas tem muito sentido, quando enfocamos o fato de que, a simples denominação, quando dá uma impressão depreciativa, pode baixar a autoestima da pessoa.

E todos nós já sabemos que a baixa autoestima faz com que o nosso sistema límbico não trabalhe tão bem, no esforço para corrigir todos os nossos defeitos.

Então, tudo o que pudermos fazer, no sentido de manter e elevar a autoestima das pessoas, é válido para que seu sistema limbico o torne cada dia mais capaz, reduza o que puder de seus sintomas e permita o seu desenvolvimento cognitivo, intelectual, emocional, psíquico e, como algumas experiências que estamos fazendo, até orgânico!

Agora vamos ver a parte da idade cronológica e idade mental.

No site do educamais.com eles colocaram um teste para qualquer pessoa descobrir se a sua idade mental coincide ou não com a sua idade cronológica.

Para efeito de divertimento, eu acho que algumas pessoas podem achar até interessante, mas eu nunca faria, porque não acredito que exista IDADE MENTAL.

Sua preocupação tem sentido, principalmente devido ao que comentei sobre autoestima.

Lógico que uma pessoa saber que a idade mental dela está abaixo da sua idade cronológica, vai servir para piorar ainda mais qualquer dificuldade de aprendizagem que ela tenha!

Mas muitas pessoas, inclusive profissionais terapeutas, continuam realizando esses testes e informando aos pais.

Basta os pais terem conhecimento disso que, naturalmente, o filho vai acabar sabendo e, obviamente, isso vai baixar a sua autoestima e dificultar ainda mais o deu desenvolvimento.

O que eu tenho procurado convencer os educadores, sejam professores, pais ou terapeutas, porque todos somos educadores, é que temos que deixar claro, para todos os alunos, que cada um de nós tem um PONTO DE ENTENDIMENTO em cada uma das matérias, que por sua vez, está relacionada com cada uma das nossas múltiplas inteligências.

 Então esse conceito de PONTO DE ENTENDIMENTO, que é real, e que é medido em avaliações diagnósticas, é o que define o ponto, a partir do qual, aquele aluno precisa ser ensinado, orientado ou estimulado, ou seja lá qual for o termo ou o método de ensino utilizado por aquela escola, ou por aquele docente, ou até por aquela família.

E isso passa a ser um elemento de estímulo, bem ao contrário da idade mental, que seria um ponto de desestímulo, por ser totalmente depreciativo.

Resumindo então:

Retardo Mental e Idade Mental são termos que precisam ser excluídos da linguagem do educador.

Ponto de entendimento sim, e em cada matéria, deve ser o conceito a ser estabelecido, para que todo educador saiba qual é o ponto, a partir do qual, aquele aluno está apto a ser desenvolvido em sua matéria.

Os educadores que passarem a utilizar as avaliações diagnósticas para identificar o ponto de entendimento de cada aluno e, a partir deles, planejarem a forma de ensinar o conteúdo de suas matérias a cada um de seus alunos, estarão livres de serem chamados, por Comênius, de IDIOTA!

Lembrem que não sou eu quem está dizendo isso, mas sim COMENIUS, autor de DIDÁTICA MAGNA, publicado no século XVII, cuja frase diz:
“Age idiotamente aquele que quer ensinar ao aluno, não o que ele pode aprender, mas sim o que ele próprio pretende”

Qualquer dúvida ou se precisarem discutir algum detalhe a mais sobre esse assunto que Udirley nos trouxe, entrem em contato com nosso assessor, pelos endereços que estarão aí no vídeo.

Lembrem que dia 23, próximo sábado, estaremos todos nós em Seabra, no curso de Desenvolvimento Cognitivo.

O curso será ministrado por mim e por Susane Mendes.

E estaremos aguardando todos vocês lá, juntamente com Antônio Carvalho e com Wellingthon Barros.

Forte abraço!

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