terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Avaliação como estímulo à aprendizagem e sem notas



AVALIAÇÃO COMO ESTÍMULO À APRENDIZAGEM E SEM NOTAS
Avaliação – Como garantir aprendizagem real sem dar nota nas avaliações?

Pergunta de Ulisses, de Mato Grosso do Sul:
"Professor Roberto:
Eu assisti a uma reportagem dizendo que em Cingapura os professores estão proibidos de dar notas aos alunos.
Como pode uma escola sobreviver sem dar nota nas avaliações?"

Obrigado Wellingthon!

E obrigado, Ulisses, pela sua pergunta.

Ela nos remete ao entendimento do que seria, de fato, uma AVALIAÇÃO escolar durante a Ensino Básico.

Em Cingapura, o governo chegou à conclusão de que, dar notas, é um incentivo à seleção de alunos e até à exclusão social. Por isso resolveram abolir notas durante a formação básica.

Mas vamos analisar alguns pontos importantes, sem entrar no estudo profundo das avaliações, já que para isso precisamos de mais tempo.

Prepararemos um curso específico sobre AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM E REGISTRO ESCOLAR, para breve.

Vamos ver o que ocorre numa avaliação com nota, que é comum no Brasil e em vários países.

O aluno faz uma prova e o professor a corrige.

Vamos imaginar que havia 10 questões e ele acertou cinco.

O professor lança a nota 5,0 e entrega a prova ao aluno.

Imaginemos que nessa escola, a média de aprovação é 6,0.

O que vocês imaginam que esse aluno faz?

Opção 1: Ele analisa as questões que não acertou, estuda o assunto novamente e tira dúvidas com o professor, para aprender aquilo que não havia aprendido.

Opção 2: Ele joga a prova fora e vai tentar estudar o assunto da próxima prova para tentar tirar nota 7,0, e assim garantir que passará de ano.

Alguém tem alguma dúvida sobre a opção mais comum?

Pois é!

O aluno viu a nota e, com isso, só se preocupará em tirar uma nota compensatória na próxima prova.

Em nenhum momento ele pensa em aprendizagem de assuntos.

Os assuntos não aprendidos serão abandonados para sempre.

Exatamente por isso que nossos alunos “passam de ano”, mas nosso nível de aprendizagem é o pior do mundo!

Há outros aspectos para esse pior nível do mundo, entre elas o fato de marcarmos o dia da prova... mas isso vamos deixar para quando surgirem outras dúvidas.

Agora vamos a prova sem nota, como deve ser:

O aluno faz a prova.

O professor a corrige.

Na prova o professor só assinala quais as questões que o aluno “AINDA NÃO APRENDEU”, e devolve a prova a ele para que, em casa, ele estude novamente esses assuntos, mostre para o professor que já os aprendeu, ou venha tirar dúvidas.

Esse procedimento é o mesmo, independentemente se o aluno só não acertou ainda uma só questão, ou até para os alunos que ainda não acertaram nenhuma delas.

Assim todos os alunos são constantemente estimulados a aprender todas as questões, mas nunca a tirar notas, já que notas não existem!

E as famílias acabam com aquela história de só quererem saber dos filhos, “COMO ANDAM AS SUAS NOTAS”, em vez de procurarem saber “QUAIS OS ASSUNTOS QUE O FILHO ESTÁ APRENDENDO”.

“Pergunta de George, de Mucugê:
Como é feito o registro das avaliações, uma vez que não é atribuída a  nota?”

Obrigado Wellingthon.

Ótima pergunta, George!

Nesse caso não sei como será em Cingapura, já que não recebi, ainda, as respostas das perguntas que mandei para eles.

Mas vamos ver como é esse mesmo sistema, com registro de notas, no nosso colégio.

O aluno faz a prova.

O professor a corrige.

Aí vem a primeira parte do registro:

Ele registra sim, mas nunca na prova, nem na  caderneta (para evitar que o aluno saiba das notas), e sim em um mapa da coordenação, mas da seguinte forma:

- À caneta, se a nota foi acima da média.

- À lápis, se a nota foi abaixo da média. (nossa média é 7,0, porque, infelizmente, ainda não conseguimos abolir totalmente as notas).

Na prova o professor só assinala quais as questões que o aluno “AINDA NÃO APRENDEU”, e devolve a prova a ele para que, em casa, ele estude novamente esses assuntos, mostre para o professor que já os aprendeu, ou venha tirar dúvidas.

Quando o aluno cumpre essa parte, a nota dele, que estava registrada à lápis, por ter sido abaixo da média, vai ser registrada como 7,0, que é a média mínima de aprovação.

Com isso todos os alunos têm, constantemente, a oportunidade de aprender tudo o que não haviam aprendido, garantindo a formação correta de toda a turma.

Esses alunos, quando vierem a participar de algum concurso, de algum vestibular ou do ENEM, terão pontuações muito superiores aos demais.

Isso já é percebido em todos os colégios que adotaram essa metodologia, entre os alunos cujos professores conseguiram estimular a esse procedimento.

Amigos, mais alguma pergunta sobre avaliação? Mande para nós, pelos endereços que estão aí no vídeo.

Forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário