AVALIAÇÃO COMO ESTÍMULO À APRENDIZAGEM E SEM NOTAS
Avaliação – Como garantir aprendizagem real sem dar nota nas
avaliações?
Pergunta de Ulisses, de Mato Grosso do Sul:
"Professor Roberto:
Eu assisti a uma reportagem dizendo que em Cingapura os
professores estão proibidos de dar notas aos alunos.
Como pode uma escola sobreviver sem dar nota nas
avaliações?"
Obrigado Wellingthon!
E obrigado, Ulisses, pela sua pergunta.
Ela nos remete ao entendimento do que seria, de fato, uma
AVALIAÇÃO escolar durante a Ensino Básico.
Em Cingapura, o governo chegou à conclusão de que, dar
notas, é um incentivo à seleção de alunos e até à exclusão social. Por isso
resolveram abolir notas durante a formação básica.
Mas vamos analisar alguns pontos importantes, sem entrar no
estudo profundo das avaliações, já que para isso precisamos de mais tempo.
Prepararemos um curso específico sobre AVALIAÇÃO,
APRENDIZAGEM E REGISTRO ESCOLAR, para breve.
Vamos ver o que ocorre numa avaliação com nota, que é comum
no Brasil e em vários países.
O aluno faz uma prova e o professor a corrige.
Vamos imaginar que havia 10 questões e ele acertou cinco.
O professor lança a nota 5,0 e entrega a prova ao aluno.
Imaginemos que nessa escola, a média de aprovação é 6,0.
O que vocês imaginam que esse aluno faz?
Opção 1: Ele analisa as questões que não acertou, estuda o assunto
novamente e tira dúvidas com o professor, para aprender aquilo que não havia
aprendido.
Opção 2: Ele joga a prova fora e vai tentar estudar o
assunto da próxima prova para tentar tirar nota 7,0, e assim garantir que
passará de ano.
Alguém tem alguma dúvida sobre a opção mais comum?
Pois é!
O aluno viu a nota e, com isso, só se preocupará em tirar
uma nota compensatória na próxima prova.
Em nenhum momento ele pensa em aprendizagem de assuntos.
Os assuntos não aprendidos serão abandonados para sempre.
Exatamente por isso que nossos alunos “passam de ano”, mas
nosso nível de aprendizagem é o pior do mundo!
Há outros aspectos para esse pior nível do mundo, entre elas
o fato de marcarmos o dia da prova... mas isso vamos deixar para quando
surgirem outras dúvidas.
Agora vamos a prova sem nota, como deve ser:
O aluno faz a prova.
O professor a corrige.
Na prova o professor só assinala quais as questões que o
aluno “AINDA NÃO APRENDEU”, e devolve a prova a ele para que, em casa, ele
estude novamente esses assuntos, mostre para o professor que já os aprendeu, ou
venha tirar dúvidas.
Esse procedimento é o mesmo, independentemente se o aluno só
não acertou ainda uma só questão, ou até para os alunos que ainda não acertaram
nenhuma delas.
Assim todos os alunos são constantemente estimulados a
aprender todas as questões, mas nunca a tirar notas, já que notas não existem!
E as famílias acabam com aquela história de só quererem
saber dos filhos, “COMO ANDAM AS SUAS NOTAS”, em vez de procurarem saber “QUAIS
OS ASSUNTOS QUE O FILHO ESTÁ APRENDENDO”.
“Pergunta de George, de Mucugê:
Como é feito o registro das avaliações, uma vez que não é
atribuída a nota?”
Obrigado Wellingthon.
Ótima pergunta, George!
Nesse caso não sei como será em Cingapura, já que não recebi,
ainda, as respostas das perguntas que mandei para eles.
Mas vamos ver como é esse mesmo sistema, com registro de
notas, no nosso colégio.
O aluno faz a prova.
O professor a corrige.
Aí vem a primeira parte do registro:
Ele registra sim, mas nunca na prova, nem na caderneta (para evitar que o aluno saiba das
notas), e sim em um mapa da coordenação, mas da seguinte forma:
- À caneta, se a nota foi acima da média.
- À lápis, se a nota foi abaixo da média. (nossa média é 7,0,
porque, infelizmente, ainda não conseguimos abolir totalmente as notas).
Na prova o professor só assinala quais as questões que o
aluno “AINDA NÃO APRENDEU”, e devolve a prova a ele para que, em casa, ele
estude novamente esses assuntos, mostre para o professor que já os aprendeu, ou
venha tirar dúvidas.
Quando o aluno cumpre essa parte, a nota dele, que estava
registrada à lápis, por ter sido abaixo da média, vai ser registrada como 7,0,
que é a média mínima de aprovação.
Com isso todos os alunos têm, constantemente, a oportunidade
de aprender tudo o que não haviam aprendido, garantindo a formação correta de
toda a turma.
Esses alunos, quando vierem a participar de algum concurso,
de algum vestibular ou do ENEM, terão pontuações muito superiores aos demais.
Isso já é percebido em todos os colégios que adotaram essa
metodologia, entre os alunos cujos professores conseguiram estimular a esse
procedimento.
Amigos, mais alguma pergunta sobre avaliação? Mande para
nós, pelos endereços que estão aí no vídeo.
Forte abraço!
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