terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Podemos atrasar a evolução do Mal de Alzheimer?



Podemos atrasar a evolução do Alzheimer?

São muitos os caminhos que a ciência está buscando para entender, retardar a evolução e curar o Mal de Alzheimer.

Não vamos nos alongar nessas pesquisas, no dia de hoje. Essa parte fica para outra postagem.

Nossa conversa, hoje, é para alguns amigos que precisam entender seus familiares, que começam a dar sinais de um esquecimento muito sério, com todos os sintomas do Mal de Alzheimer.

Na nossa série “Mistérios da Mente Humana” temos mostrado como o cérebro funciona e como ele, sozinho, tenta consertar todos os nossos defeitos.

Sim! Isso não é bruxaria! Isso é entendimento científico mesmo, de algumas funções importantíssimas do nosso sistema límbico, que fica localizado bem no centro de nosso cérebro encefálico, ou craniano.

Lembro, mais uma vez, que eu costumo identificar esse cérebro de encefálico ou craniano, porque muito em breve teremos, em todos os livros de biologia, as descrições dos nossos três cérebros: o encefálico (o conhecido há anos); o entérico (o do intestino, chamado por uns de segundo cérebro); e o cardíaco (o do coração, ainda desconhecido da maioria dos profissionais de saúde e de biologia).

Entender que o sistema límbico trabalha para nos consertar, o tempo todo, é fundamental para quem precisa dessa interferência, mas precisamos saber como ele realiza esse trabalho e, como ele pode ser estimulado a isso.

O trabalho dele está relacionado com a autoestima elevada, quando o sistema nervoso está equilibrado e, portanto, quando o cérebro entérico (o do intestino) está gerando toda a serotonina e dopamina que, por sua vez, alimentam, de volta, a autoestima.

Ou seja, é um trabalho cíclico de realimentação estimulante, que permite a identificação dos nossos males e a interferência para a redução dos sintomas e até (quem sabe?) sua cura.

Vários cientistas trabalham na identificação desse processo, o que tem sido tema de algumas de nossas postagens e será de mais outras no decorrer de 2020.

Precisamos, então, apenas elevar a autoestima desses nossos parentes em situação de tristeza pelo esquecimento, para que seu organismo reaja e ele se sinta, novamente, feliz.

Como fazer isso?

Inicialmente informe a todos os familiares e amigos para jamais testarem a memória dele! Não permita, jamais, que alguém diga coisas como: “Lembra quem eu sou?” “Lembra meu nome?”

Essa atitude é a pior de todas, porque mostra, à pessoa, que ela está péssima, mesmo que a doença ainda não esteja em estado tão avançado, e acaba acelerando a evolução do mal.

Exija que só se aproximem da pessoa para conversarem da mesma forma que faziam antes, mas de forma mais pausada, mais explicada, com voz baixa, olhado fixamente em seus olhos.

Sempre que perceber que a pessoa não o está reconhecendo, se apresentar com alegria e satisfação, mas em chamar a atenção para essa apresentação.

Outra atitude imprescindível é criar estratégias, na conversa, para mostrar que está precisando de opinião dela em alguma coisa, para demonstrar que ela é uma pessoa útil a todos e importante para a família.

O sentimento de ainda ser útil a alguém é um dos mais importantes para manter a autoestima elevada e atrasar toda a evolução da doença.

Avise a todos que não deve haver conversa paralela no ambiente em que a pessoa estiver, para evitara que ela se sinta desprezada ou isolada.

As conversas devem estar direcionadas a ela, sem exageros, é claro.

Isso deve ser ensinado também às crianças e aos adolescentes da família, já que a “conversa” da pessoa enferma com esses mais jovens é a que mais estimula os seus cérebros, principalmente, nesses casos, o cérebro cardíaco, que é o que representa a identidade emocional e psíquica do ser humano, como veremos no meu próximo livro, a ser lançado no final de 2020.

Leiam a reflexão “Angústia e a reconstrução da vida” em meu livro “O Menino dos Jornais”, e apliquem com vocês mesmos e com seus enfermos.

Vou deixar na descrição do vídeo, aqui em nosso canal no youtube, o LINK para adquirir esse livro.
O Menino dos Jornais e outros contos:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1322044759-o-menino-dos-jornais-e-outros-contos-_JM?

Aproveito para lembrar aos que não são inscritos, para se inscreverem e ativarem o sininho.

E peço, também, para compartilharem nossos vídeos com seus amigos e em suas redes sociais.

Forte abraço e sejam muito felizes sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário