quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Como recuperar a motivação perdida?



Olá amigos!

Sim, dá para começar tudo de novo a cada momento. Só precisamos querer de verdade e não deixar passar essa nova oportunidade!

Dá para recuperar tudo sim, a começar pela motivação perdida, e tudo o mais que você deixou de aproveitar por ter se mantido escravo de alguma ociosidade ou até de algum vício que, pode ser até a elevada exposição a uma tela de celular ou computador, por exemplo, ou remédios, ou drogas, ou 
exagero de álcool, e tudo o mais.

O importante é “se tocar” que a vida está se esvaindo e você está perdendo todas as oportunidades que ela poderia estar lhe proporcionando.

Constatando isso, vamos, então, começar a procurara a liberdade dessa escravidão.

Vamos, então, à recuperação?

Inicialmente fique atento para se afastar das pessoas que, “do nada”, aparecem só para nos desanimar.

Dê uma desculpa e siga adiante.

O importante é transformar cada momento de sua vida em momento de satisfação pessoal.

Isso vai levar você a experimentar os verdadeiros prazeres da vida e a perceber que eles estão aí, à nossa disposição, sem necessidade de nada nos controlando nem nos direcionando, nem nos escravizando!

Tudo começa com a alimentação e o consumo de água.

Depois entra a parte de reorganização de sua rotina e escolha de metas.

Em seguida vem a necessidade de você ter um bom relacionamento com você mesmo.

Mas, vamos ao primeiro ponto: alimentação

É incrível como não tínhamos conhecimento do quão importante é, para nossa vida, o cérebro entérico, que é o do intestino, na sua tarefa de produzir energia a partir da nossa alimentação.

Tristezas, desânimos, preguiças sem sentido, tudo isso está relacionado, em primeiro lugar, com o nosso processo digestório!

Ou seja: tudo está diretamente relacionado com a nossa alimentação!

E se a alimentação está relacionada a momento de satisfação pessoal, esse processo será muito mais eficaz e produtivo para o nosso equilíbrio orgânico e psíquico.

Então, beba água frequentemente, mas “curta” a água que bebe, como se você estivesse namorando cada gota.

Inclua em sua dieta todo tipo de frutas, legumes, verduras, ovos etc. Programe em quais refeições você consumirá essas verdadeiras fontes de energia!

Durante as refeições, mesmo que seja um lanche, procure estar dedicado a saborear cada alimento. É mais uma fonte de prazer.

Vamos ao segundo ponto: rotina e metas

Escreva a sua rotina diária e a leia com cuidado, para ver se tem algo que possa retirar, algo que possa mudara, ou algo que possa fazer de forma diferente.

Cada dia tem que ter momentos de produção, quando você se sentirá a útil a si mesmo, ou à sua família, ou à sociedade. Esse momento pode estar relacionado à sua profissão ou, se ainda está se formando, aos estudos relacionados à sua futura profissão. Mas também pode estar relacionado a trabalhos domésticos, na sua própria casa, por exemplo.

Cada dia deve ter, também, um momento para você fazer algo que gosta muito. Muitas pessoas se perdem na rotina de tal forma que passam meses, e até anos, sem se dar a oportunidade de fazer alguma atividade que sempre gostaram e que, acabaram esquecendo. Deixaram, simplesmente, de dar chance à sua felicidade pessoal.

Em relação às redes sociais, aos jogos eletrônicos, aos programas e filmes, crie horários específicos, sempre controlando o limite de tempo, para não se deixar escravizar novamente.

Criar metas diárias pode ser uma boa dica. Eu faço isso e, no final do dia, sempre me pergunto se “valeu o dia”. Quando as metas foram cumpridas, a resposta é sempre “Sim! Valeu”.

Lógico que atividades físicas diárias, por mais simples que sejam, são importantes para manter todo o organismo em equilíbrio.

Vamos ao terceiro e último ponto: comunicação intrapessoal

Sim! A sua conversa diária com você mesmo!

Isso significa meditar, refletir sobre sua vida, criar perspectivas, fazer uma oração, se você for religioso, mas sempre criar momentos para que exista, diariamente, essa relação com a pessoa que você deve amar muito, que é você mesmo.

E o mais importante é que, além de se recuperar, você construirá um novo EU, ou seja, uma nova personalidade, mais segura em relação a você mesmo, e pronta para passar a viver uma vida de satisfação, sucesso e felicidade.

Um forte abraço para todos vocês e,

Sejam muito felizes, sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário